A Lua nas casas

lua(Imagem: Reprodução |Brasil Escola)

A Lua representa a figura da mãe, o nosso humor, as reações emocionais instintivas, a nutrição, a pátria e o povo. Representa também o acolhimento, a receptividade, a busca por segurança e a mente abstrata. O posicionamento da lua por casa indica a área onde essas características se manifestarão. Abaixo, confira um resumo simplificado do efeito da lua em cada casa astrológica:

Lua na  I – O nativo com Lua na casa I é sensível, receptivo, inconstante e pode sentir necessidade emocional de reconhecimento. Com esse posicionamento, é comum observar uma grande identificação com a figura da mãe – muitas vezes, o nativo herda muitas características físicas dela também. Confere rostos cheios e arredondados e na via negativa, pode indicar ganho de peso.

Lua na II – A necessidade emocional do nativo de Lua na casa II é voltada para a segurança material e posses. Na via positiva, o posicionamento pode conferir habilidade instintiva para lidar e reter recursos. Na via negativa, pode haver instabilidade financeira.

Lua na III – O nativo com Lua na casa III sente-se acolhido e nutrido emocionalmente quando interage com o meio e pode expressar-se livremente. A absorção da informação é inconsciente e a transmissão da informação ocorre de forma igualmente natural. O posicionamento favorece as pequenas viagens e o trato com vizinhos e irmãos.

Lua na IV – A necessidade emocional do nativo de Lua na casa IV está voltada ao lar, raízes e à família; o sentimento de acolhimento vem do olhar pra dentro e para o passado. Na via negativa, pode haver traumas de infância. Na via positiva, as experiências do passado e relacionamento com a família podem gerar segurança e facilitar a expressão receptiva e acolhedora natural da Lua.

Lua na V – Aqui a necessidade emocional é voltada para a expressão artística, criação e prazer. O nativo de Lua na casa V sente-se nutrido através da satisfação romântica e da interação com crianças. A criação é instintiva e natural. Na via positiva, a Lua na casa V é indício de fertilidade. Na negativa, pode gerar inconstância nas associações românticas.

Lua na VI – O nativo de Lua na casa VI sente-se acolhido e nutrido quando tem a oportunidade de servir e ser útil. Na via positiva, a Lua na casa VI favorece o trato com animais de pequeno porte e a relação com subordinados. Na via negativa, pode indicar doenças de ordem emocional ou fruto de somatização.

Lua na VII – Aqui a necessidade emocional é voltada para o par; o nativo precisa da figura do “outro” para sentir-se nutrido. Na via positiva, o posicionamento confere um entendimento natural das necessidades dos outros (sócios, parceiros de trabalho, etc). Na via negativa, pode indicar dependência.

Lua na VIII – O nativo de Lua na casa VIII pode ser reativo e sentir necessidade emocional de buscar o oculto do mundo. Na via positiva, o  posicionamento confere um instinto natural para lidar com bens e dinheiro dos outros. Na via negativa, pode indicar comportamento emocional destrutivo.

Lua na IX – Diz-se que o nativo com Lua na casa IX tem natureza nômade. Aqui as necessidades emocionais estão voltadas para as questões filosóficas: para sentir-se nutrido, o nativo precisa explorar, entender a razão da sua existência e saber a que veio. O posicionamento favorece as viagens ao exterior e a atuação em áreas de ensino. Na via negativa, pode indicar valores religiosos e sociais dogmáticos.

Lua na X – Na via positiva, favorece entendimento instintivo do que o público deseja e pode indicar popularidade. Na via negativa, o nativo só se sente nutrido quando reconhecido socialmente e se torna refém dessa aprovação. Diz-se que a mãe (ou figuras femininas importantes) pode influenciar na escolha da carreira.

Lua na XI – Aqui a necessidade emocional é voltada para o coletivo; há a compreensão instintiva das necessidades do grupo. O nativo sente-se nutrido quando está entre os amigos ou tem a possibilidade de atuar em causas sociais. Na via negativa, o nativo pode tornar-se dependente do grupo e temer a solidão. O posicionamento favorece amizades femininas.

Lua na XII – O nativo de Lua na casa XII, em geral, busca o isolamento para entrar em contato com seus sentimentos. Como a casa XII fala sobre a dissolução do ego, é natural que a pessoa desenvolva atividades relacionadas ao sacrifício e confinamento. Na via negativa, a lua na casa XII pode ser a “causa” de doenças mentais. Na via positiva, favorece a intuição.

Esse post foi publicado em Lua e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para A Lua nas casas

  1. bruna disse:

    Ajuda!? Tenho Lua em Meio Ceu, qual seria a casa?

  2. lilian disse:

    como faço p descobri qual é a minha?

  3. Luis disse:

    Bruna, el Meio Ceu es la casa 10

  4. zilna disse:

    eu nao me indentifico com planetas nas casas só nos signos e as conjunçoes pq?

  5. Filipe disse:

    no meu mapa a lua tá na casa VI, interpretada na VI pelo personare e na VII pelo astro, mas me identifico mais com a VII mesmo… sou bem dependente emocionalmente, principalmente pq a lua tá em câncer 🙂 mas a minha pergunta é: pra fazer oposição, tem que estar a 6 casas de distancia? tipo, eu tenho planetas em capricórnio na XII e na I, se a lua em cancer for lida na VII, ela só faz oposição aos planetas em capricórnio na I?

  6. Caio disse:

    Não tem Via Negativa na III ? ou é por causa do Jubilo que não há via negativa?

  7. Henrique disse:

    O que significa ter a lua interceptada?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s