Virgem | Da timidez, por Luís Fernando Veríssimo

timidez

Escolhi esta crônica de L.F.V para ilustrar o arquétipo de Virgem, porque o signo fala dos detalhes, do aprimoramento, da crítica e do medo de ser visto como ser imperfeito. Mesmo assim, gostaria de destacar que virginianos não são necessariamente tímidos, uma vez que possuem um Mapa Natal. Na Astrologia, consideramos como introspectivos todos os signos de água e terra. Espero que gostem!

Da timidez

Ser um tímido notório é uma contradição. O tímido tem horror a ser notado, quanto mais a ser notório. Se ficou notório por ser tímido, então tem que se explicar. Afinal, que retumbante timidez é essa, que atrai tanta atenção? Se ficou notório apesar de ser tímido, talvez estivesse se enganando junto com os outros e sua timidez seja apenas um estratagema para ser notado. Tão secreto que nem ele sabe. É como no paradoxo psicanalítico, só alguém que se acha muito superior procura o analista para tratar um complexo de inferioridade, porque só ele acha que se sentir inferior é doença.
Todo mundo é tímido, os que parecem mais tímidos são apenas os mais salientes. Defendo a tese de que ninguém é mais tímido do que o extrovertido. O extrovertido faz questão de chamar atenção para sua extroversão, assim ninguém descobre sua timidez. Já no notoriamente tímido, a timidez que usa para disfarçar sua extroversão tem o tamanho de um carro alegórico. Daqueles que sempre que-bram na concentração. Segundo minha tese, dentro de cada Elke Maravilha existe um tímido tentando se esconder e dentro de cada tímido existe um exibido gritando “Não me olhem! Não me olhem!” só para chamar a atenção.
O tímido nunca tem a menor dúvida de que, quando entra numa sala, todas as atenções se voltam para ele e para sua timidez espetacular. Se cochicham, é sobre ele. Se riem, é dele. Mentalmente, o tímido nunca entra num lugar. Explode no lugar, mesmo que chegue com a maciez estudada de uma noviça. Para o tímido, não apenas todo mundo mas o próprio destino não pensa em outra coisa a não ser nele e no que pode fazer para embaraçá-lo.
O tímido vive acossado pela catástrofe possível. Vai tropeçar e cair e levar junto a anfitriã. Vai ser acusado do que não fez, vai descobrir que estava com a braguilha aberta o tempo todo. E tem certeza de que cedo ou tarde vai acontecer o que o tímido mais teme, o que tira o seu sono e apavora os seus dias: alguém vai lhe passar a palavra.

Esse post foi publicado em Virgem e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para Virgem | Da timidez, por Luís Fernando Veríssimo

  1. Gisele Regina disse:

    Sou de Virgem, e meu meio de céu é Gêmeos no mapa astral. Ora sou tímida, ora sou extrovertida, mas só acontece quando domino o assunto. Mas, por preferência, prefiro ficar na platéia a ter que ficar lá na frente. 🙂 Gostei.

  2. thais disse:

    virgem com meio do céu em leão , timida so em pouquíssimas ocasiões! :p

  3. Thais Pedroso disse:

    Venci a minha timidez me livrando dessa ideia prepotente de que o mundo todo para pra me avaliar. Um pouco de modéstia faria grande diferença na vida dos tímidos.

  4. thaispedroso disse:

    Superei a minha timidez me livrando dessa ideia prepotente de que o mundo todo para pra me avaliar. Um pouco de modéstia faria grande diferença na vida dos tímidos.

  5. Carolis disse:

    Sou virgem com ascendente em capricórnio e lua em áquario, sou total terra e lua em água. Sou praticamente uma avestruz querendo o tempo inteiro enterrar a cabeça embaixo da terra! A timidez as vezes me soa como culpa de ser quem sou. Não acho que é prepotência, mas sim culpa. O dom da ”pureza” que virgem herdou é um cargo pesado……

  6. CARA DE BOLACHA TRAKINAS disse:

    O tímido é arrogante e orgulhoso ao extremo! Ainda sou tímida e tento ser mais humilde e menos crítica. Mas com Júpiter ( regente do meu Sol e asc), Marte e Saturno em virgem fica um pouco difícil muitas vezes… Para o tímido até fazer uma simples pergunta pode se tornar uma situação humilhante e embaraçosa, ele não quer parecer burro nem ignorante na frente nem dele mesmo quanto mais na frente dos outros, que no fundo ele deve considerar indignos, não existe criatura mais prepotente que o tímido… Ótimo texto!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s