Saturno nos signos

Saturno(Imagem: Reprodução| Fondos10.net)

Saturno representa as restrições, os limites e responsabilidades, a honestidade, os valores morais, os problemas, os ossos, velhos, mendigos e a melancolia. Segundo a Astrologia Tradicional, rege os signos de Aquário e Capricórnio e encontra sua exaltação no signo de Libra.

Abaixo, vocês encontrarão uma breve definição de Saturno em cada signo. Mesmo assim, não se esqueçam que a análise é reduzida e, para ter uma interpretação adequada, deve-se analisar o contexto geral do Mapa Natal.

Saturno em Áries – Em Áries, dizemos que Saturno está debilitado – o planeta é conhecido como “o senhor do tempo” e  promove atrasos e limitações, enquanto Áries precisa da velocidade e do impulso. A exigência de Saturno neste signo é o desenvolvimento da iniciativa e coragem; da construção da individualidade. Na via negativa, o nativo pode tornar-se muito impositivo, buscando suprir as dificuldades impostas pelo planeta.

Saturno em Touro – Em Touro, Saturno confere ao nativo uma grande necessidade de segurança material e emocional. Para conquistá-la, ele exige paciência, persistência e constância; você deve construir o terreno seguro, tijolo por tijolo. Se estiver tensionado, o planeta pode indicar materialismo excessivo.

Saturno em Gêmeos – Neste posicionamento, Saturno exige que habilidades de comunicação sejam desenvolvidas e pode conferir ao nativo certo receio ao expressar e discutir suas ideias. A relação com irmãos, vizinhos e o meio mais próximo pode ser difícil e pesada, exigindo uma postura responsável.

Saturno em Câncer – Câncer opõe o signo de Capricórnio (regido por Saturno) e por isso, dizemos que o planeta está debilitado neste signo. Saturno em Câncer faz com que o nativo esconda as emoções para se proteger e pode conferir pesadas responsabilidades relacionadas à família.

Saturno em Leão – Em Leão, também dizemos que Saturno está debilitado. O nativo com esse posicionamento deseja demonstrar sua auto-estima e autoridade e teme que não o valorizem como indivíduo único. Na via negativa, pode tornar-se autoritário e egocêntrico.

Saturno em Virgem – O nativo com esse posicionamento teme pela saúde e sente-se desconfortável perante a desorganização e falta de método. Na via negativa, pode tornar-se excessivamente cético, considerando apenas aquilo que é demonstrado de forma técnica ou científica. Saturno em Virgem exige que o native desenvolva características como a servidão e pode trazer isso à tona através de dificuldades no trabalho e com patrões e funcionários.

Saturno em Libra – Em Libra, Saturno encontra sua exaltação. Neste signo, o planeta exige que o nativo desenvolva a diplomacia e aprenda as regras de boa convivência. Na via negativa, pode despertar o medo ao relacionar-se com o outro, porque o nativo encara as associações com seriedade e responsabilidade excessivas. Também pode haver o medo da solidão.

Saturno em Escorpião – Em Escorpião, Saturno pode conferir ao nativo o medo ao lidar com seus instintos e o “feio” do mundo. Quando se tem esse posicionamento, Saturno chama a atenção para a necessidade de desenvolver responsabilidade ao utilizar o poder pessoal nos relacionamentos e lidar com o dinheiro e recursos dos outros. Pode haver dificuldade em olhar para o íntimo de si mesmo.

Saturno em Sagitário – Em Sagitário, Saturno chama atenção para a necessidade de compreender o mundo e as coisas de forma mais ampla. O nativo pode ter crenças rígidas e medo (ou dificuldades) de explorar o mundo aos moldes de Sagitário. O desafio é aprender a lidar com ideologias, crenças e valores diferentes dos seus.

Saturno em Capricórnio – Capricórnio sente-se confortável com os significados de Saturno; não é a toa que o tem como regente. Aqui, Saturno gera um nativo que quer ser respeitado e reconhecido pelos seus valores morais e na via negativa, o mesmo pode se tornar excessivamente conservador. Pode temer assumir responsabilidades e falhar.

Saturno em Aquário – Em Aquário, Saturno encontra seu domicílio. O nativo com esse posicionamento é rígido e extremamente sério sobre aquilo que crê. Saturno em Aquário ensina a responsabilidade social; deve-se aprender a brigar por ela e não apenas por nós mesmos. Na via negativa, por sentir-se responsável (lembrem-se que tudo que vem de Saturno é pesado) pelo grupo, pode evitar associações.

Saturno em Peixes – Enquanto Peixes quer sonhar e crer, Saturno chama a atenção para a realidade e aspectos práticos da vida. O nativo com esse posicionamento teme sua própria intuição e tudo aquilo que não pode “tocar” e, é justamente isso que terá que desenvolver. A lição de Saturno para Peixes é voltada à necessidade de desenvolver a compaixão.

Esse post foi publicado em Saturno e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para Saturno nos signos

  1. Sobre saturno em aquário, ele fala sobre restrição dos grupos sociais? Por saturno é medo e restrição, ne? Em aquário seria o que?

    • Saturno exige responsabilidade social em Aquário. Não dá pra fechar os olhos e ignorar as classes oprimidas, por exemplo. Mas isso depende muito da casa em que está Saturno também.
      Isoladamente, o que ele quer são ideias firmes, rígidas, pautadas em valores morais sólidos.

  2. Filipe disse:

    amo saturno em aquário!! me define demais! pena que tá na casa II

  3. Glau Ribeiro disse:

    Olá … apenas uma sugestão … creio que no início do texto vocês poderiam exaltar a parte positiva de Saturno que é o poder de realização, de construir algo sólido. É restrição sim, mas para sabermos se somos capazes, é a chave pra concretizarmos algo em nossas vidas. Caso contrário, mais uma vez ficamos reforçando o papel apenas de “chaturno” e os leitores e aprendizes não conseguirão interpretá-lo de uma maneira mais “evolutiva”, se assim posso dizer!!!
    P.S.: Tenho saturno na casa 3… gosto da certeza de que as pessoas entendam corretamente o que está se comunicando! heheheheh!!! =D

  4. Clarissa disse:

    Meu saturno é em aquário na casa XI. Me sinto desconfortável em grandes grupos. A casa XI é pertencente a aquário?

  5. que desgrama, só tenho planetas debilitados, ninguem merece. Saturno em leao na casa I. Lua em virgem, na I tambem. Marte em Cancer. Venus em áries. aff.

  6. isso nao dá uma pessoa equilibrada, dá uma pessoa contraditória.

  7. Jessika disse:

    Ola astrologia da depressão, gostaria de saber mais informações sobre retorno de Saturno?! Rola?

  8. wilma camargo disse:

    Em que casa está saturno? Vc não fez a tabela de acordo com o ascendente como fez de marte, e agora não dá para saber…

  9. BRUNA disse:

    Tenho sol em aries, saturno na casa v. coisa boa kkkkk

  10. Nayara Mariano disse:

    No caso, eu sou de Peixes, mas meu saturno está em Aquário…
    Acho que é dúvida de muita gente. Quando chegamos aqui e vemos o comportamento de um planeta em cada signo, ficamos em dúvida se lemos o que se refere a nosso signo (Sol) ou se seguimos segundo o nosso mapa astral.
    No meu caso, eu devo levar em consideração o que diz em Peixes ou ler Aquário por ser o seu posicionamento?

    • Depende do que você está lendo e o que quer investigar, Nayara.
      Cada planeta tem um significado. É como quando você vai ao médico: se o problema é neurológico, não adianta ir ao endocrinologista.
      Aqui temos postagens com o significado de cada planeta. Conhecendo isso, você saberá o que ler.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s