A Classificação das Casas Astrológicas

AClassificação

As casas representam as áreas de nossa vida em que ocorrem os eventos promovidos pelos planetas. Elas são classificadas de acordo com sua força e qualidade e, a partir desse conceito, podemos compreender como os planetas posicionados nelas operam. Para saber um pouco mais sobre isso, conheça a classificação das casas!

Casas Angulares

São angulares as casas 1, 4, 7 e 10, que ficam logo após os quatro ângulos (ascendente, fundo do céu, descendente e meio céu). Diz-se que planetas colocados nessas casas possuem mais poder de ação e são mais fortes.  Embora haja discordância sobre o assunto, alguns astrólogos associam a energia dessas casas aos signos cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio), que abrem as estações e sugerem o início, o primeiro passo.  As casas angulares correspondem às quatro áreas básicas da vida: identidade pessoal (casa 1), o lar e o ambiente familiar (casa 4), relacionamentos pessoais (casa VII) e a carreira (casa X).

Casas Sucedentes

Casas sucedentes (2,5,8 e 11) são chamadas assim, porque sucedem as casas angulares. Alguns astrólogos as associam aos signos fixos (Touro, Leão, Aquário e Escorpião). Quando um planeta se encontra em uma casa sucedente, considera-se que possui força média de ação. Casas sucedentes sugerem a estruturação do que foi começado nas casas anteriores; é a consolidação da energia de início. A casa 2 representa a estruturação do patrimônio, bens e valores;  fala sobre a nossa maneira de conseguir os recursos. A casa 5 representa a diversão, os prazeres e a expressão do ego. A casa VIII representa a morte e a maneira com que lidamos com as crises; representa também o dinheiro e patrimônios dos outros. E por fim, falamos da casa XI, a casa sucedente de mais força, que representa o nosso salário, as amizades, os grupos e as ajudas que recebemos ao longo da vida.

Casas Cadentes

São cadentes as casas 3, 6,9 e 12. Elas são consideradas as mais fracas, se compararmos com as sucedentes e angulares. Alguns astrólogos associam as casas cadentes aos signos mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes). A função das casas cadentes gira em torno da distribuição e reorganização do que foi iniciado pelas casas angulares e desenvolvido pelas casas sucedentes. Em cada casa cadente nos reconsideramos e reajustamos. Na casa 3 aprendemos mais acerca de nós mesmos através da comparação com aqueles que nos cercam(vizinhos, primos, irmãos…). Na casa 6 aprendemos a servir e abrir mão do ego e prazeres (assuntos de casa V). Na casa 9, vivenciamos a avaliação interna feita à partir da oitava casa e buscamos um significado superior para a vida e para nós mesmos. E na casa XII saímos da posição de pertencer a um grupo para lidar com a solidão e o isolamento.

Caso queira saber mais sobre o significado de cada casa, acesse: Significado das Casas

Recomendamos também os livros:
As Doze Casas – Howard Sasportas
As Casas Astrológicas – Dane Rudhyar

Até a próxima,
Astrólogo Depressivo

Esse post foi publicado em Casas Astrológicas e marcado , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para A Classificação das Casas Astrológicas

  1. Filipe disse:

    haha, ta explicada a influencia tão grande que eu sinto da minha lua sobre mim, em câncer na 7! 😛 é engraçado como meu mapa é totalmente contraditório, lua domiciliada em casa angular fazendo oposição ao meu stellium com 4 planetas em casa cadente, sem falar com júpiter na 11 se opondo ao meu batalhão de planetas na 12 xD

  2. Fabiana disse:

    Querido astrologo,
    Adorei as definições referentes as casas, mas fiquei com dúvidas referentes ao meio céu.
    Qual o significado do meio céu no mapa astral??
    Um beijo e adorei a matéria!!

    Fabi

  3. Eu achava o meu mapa equilibradinho, apesar de doido… Mas agora com esse post das casas eu posso dizer… Ele é TODO cagado!!!! 😦

    Mari, quero te parabenizar por estar dando conta da ADD sozinha e com a mesma qualidade que vejo desde o início, com menos de 100 seguidores!! Parabéns, continue assim, lance um livro, venda mais que o Paulo Coelho e fique ryca e dyva!!! ^^

    • Obrigada, Ju. Sempre te vejo nos comentários e sei que você acompanha e interage sempre. Para mim, é muito bom saber que tem gente que curte desde o início.

      Obrigada mesmo pelo carinho!

      Ah, e… não veja o posicionamento dos planetas em casa mais “fracas” como ruim. Ele só tem menos força, mas… se falarmos de um maléfico, por exemplo, isso é melhor. Marte angular, por exemplo, tem mais força destrutiva.

      Beijão!

  4. Astrólogo, eu tenho uma dúvida: quando vejo a posição dos planetas, meu mapa indica, por exemplo, marte em touro na casa X. Porém no Placidus touro está na 11 e áries no MC… pq isso? Qual a diferença? Como ler?

  5. Flor disse:

    Tenho as casas Angulares regidas por signos Cardinais, as Sucedentes pelos Fixos e, consequentemente, as Cadentes pelos Mutáveis. O que isso pode influenciar na energia de cada casa? Ou são só os planetas que influenciam?

  6. Nina disse:

    Tenho a 11 e a 12 super povoadas. Ainda bem que tem o Júpiter na casa 4 pra me ajudar (AMÉM JESUS)

  7. Soraya Pires disse:

    Meu signo é de escorpião, nasci 09/11/1975 as 22:45

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s