Os planetas e signos e o corpo humano

osplanetas

Você sabia que existe um campo especial da Astrologia para investigar problemas básicos de saúde? Na Astrologia Médica, através de técnicas de evento – específicas para o momento em que a pessoa ficou doente – e de análises da carta natal, é possível identificar esses problemas.

Para que vocês conheçam mais sobre o assunto, postarei duas tabelas: a primeira relaciona signos e órgãos e a segunda, planetas e órgãos. Essas informações são essenciais para o começo do aprendizado das técnicas de Astrologia Médica, mas não devem ser analisadas de forma isolada:  ter vários planetas no signo de Áries, por exemplo, não indica que você terá problemas nos olhos ou cabeça – a investigação é mais complexa e deve ser feita cuidadosamente. Estou buscando mais informações sobre o tema e em breve, devo trazê-las para que vocês aprendam a utilizar as informações da tabela.

Signo

Órgão

Áries

Rege a cabeça, os olhos e o maxilar.

Touro

Rege a garganta, o pescoço, as cordas vocais e as orelhas.

Gêmeos

Rege os ombros, braços, mãos e dedos.

Câncer

Rege os seios e o estômago.

Leão

Rege o coração e a parte superior da coluna

Virgem

Rege os intestinos, a pele, a mente e o sistema nervoso.

Libra

Rege os rins e a parte inferior da coluna.

Escorpião

Rege o sistema reprodutor

Sagitário

Rege as coxas e o fígado.

Capricórnio

Rege a estrutura óssea, juntas e o joelho.

Aquário

Rege o sistema circulatório e calcanhares.

Peixes

Rege os pés.

 

Astro

Órgãos

Sol

Coração, coluna, diafragma, timo e veias.

Lua

Estômago, sistemas linfáticos e de secreções, como o suor e a saliva e o sistema nervoso simpático.

Mercúrio

Mãos, braços, pulmões, órgãos sensoriais e alguma influência na glândula tireoide.

Vênus

Garganta, pescoço, rins, ligação secundários com órgãos sexuais e pés, alguma influência na glândula tireoide.

Marte

Órgãos sexuais, glândulas suprarrenais, glóbulos vermelhos.

Júpiter

Fígado, vesícula biliar, lobo posterior da pituitária (relacionado ao crescimento), coxas.

Saturno

Baço, sistema ósseo incluindo a cartilagem, pele, parte da perna que vai do joelho ao tornozelo, lobo anterior da glândula pituitária (relacionado ao tipo físico).

Viram como é lógica a relação ? Saturno, por exemplo, é conhecido como o mestre das estruturas e rege exatamente o sistema ósseo. A Lua, que relacionamos à nutrição, rege o estômago e a saliva! Perfeito, não?! (momento estudante orgulhosa).

Eu li somente dois livros sobre esse assunto (se tiverem mais títulos para indicar, por favor, deixem um recadinho) e embora eu não seja grande conhecedora dessa área astrológica, considerei interessante expor a questão para que vocês tomem consciência de outras áreas da Astrologia. Deixarei os nomes dos livros aqui para que, caso tenham curiosidade, leiam também. São eles:

A Astrologia e a Arte de Curar – A.T Mann
As Plantas e os Planetas – Ana Bandeira de Carvalho

Se você conseguiu relacionar alguma doença sua com as informações da tabela, não deixe de me contar. Para aprender, é muito importante trocar figurinha!

Até mais!

DESPEDIDA

Esse post foi publicado em Técnicas astrológicas e marcado . Guardar link permanente.

47 respostas para Os planetas e signos e o corpo humano

  1. Leila Rocha disse:

    então, sou libriana. acabei de passar por uma cirurgia na coluna lombar – L4 e L5. Os discos desidrataram e foram substituídos por parafusos. Todos os meus problemas de saúde estão localizados na minha estrutura óssea.

  2. Ingred disse:

    Sou canceriana de sol e lua, com esse signo predominante e seu regente no mapa. Tenho uma gastrite crônica há anos, sem relação com a H. pilori, e que aliás ataca sempre que passo por momentos estressantes.

  3. Raissa disse:

    Saturno em capricórnio, e tenho probleminha no joelho, um problema de rótula o que me faz sentir dores. E tenho ascendente em cancêr, e gastrite “nervosa”.

  4. Ka disse:

    Cade a continuação do diario dos signos? Parou em gemeos e não teve mais… Será que antes de 2014 sai o de escorpião? kkkkkk

  5. Meu Saturno está em uma quadratura em T sem qualquer aspecto positivo (exceto uma recepção mútua) na casa 6 e eu tenho um leve desvio de coluna. Hahaha. Sofrido.

  6. Amanda A. disse:

    Então, meu signo dominante é capricórnio e tenho artrite desde que eu tinha 15 anos; alem disso, eu e minha irmã somos cancerianas e sempre estamos enjoadas ou com algum problema no estômago.

  7. Nivea Salles disse:

    Eu sei que a saúde pode ser observada pela Casa VI, dependendo de qual signo e qual planeta está lá. Quiron também deve ser levado em conta, assim como o signo solar, já que o Sol representa a vitalidade… são coisas que eu li por aí…

  8. Faz muita lógica, porque mercúrio que rege gêmeos tem praticamente os mesmo órgãos que o signo. Muito bom o texto, parabéns.

  9. Rodrigo disse:

    Tenho ascendente em Leão e sofro sempre de dores nas costas, algo que me é rotina. Assim como dor no pescoço e na garganta, por ser taurino.

  10. zulanira meyer rosa disse:

    Ol Acho muito interessantes suas intervenoes em astrologia. Com relao ao tema, acho bastante til a observao dos signos e casas em que transita a lua quando necessitamos fazer cirurgias em partes especficas do corpo. Quando fiz cirurgia de varizes tive o cuidado de marcar para perodo em que a lua no estivesse transitando em aqurio. Como a lua estava em peixes e o mdico mexeu tambm no p, tive bastante dificuldade de cicatrizao nesta regio, enquanto a regio da perna no apresentou quaisquer problemas. Outra informao importante a ser agregada me parece ser tambm a da pontuao /usada para diagnstico em cromoterapia / cores por chacra, que nos possibilita cruzar informaoes. No meu caso, tenho zero pontos para o esplenico e a expresso dessa fragilidade na regio lombar resultou em problemas de coluna e articulaoes pois meu ascendente em Capricrnio. Conheo uma mdica que trata pacientes considerando dificuldades no mapa e trnsitos e a mesma apontou uma data a partir da qual teria sido originado um cncer na idade adulta, de uma colega, data que coincidia com imigrao na infncia e consequente perda de contato com amigos e familiares. Acho que para essa avaliao vinculada a datas poderia ser til o trnsito da cauda do drago. Grata por me fazer a voltar a ter contato com esses conhecimentos, que aprecio.

  11. FLAVIO disse:

    PIOR QUE TUDO ISSO É UM PLUTÃO EM ESCORPIÃO DE CASA 8……..PISA NA BOLA PA VER O QUE É HPV!!!

  12. Carla disse:

    sou de leão e nao passo um dia sem ter dor nas costas, e minha mãe de peixes é extremamente sensível no pé

  13. Pedro disse:

    Olá, canceriano com problemas no sistema digestório… Hahahahahaha

  14. Pompeu Salgado disse:

    Oi, eu te indico o livro Astrodiagnose da autora Augusta Foss Heindel e também, não o livro todo mas uma boa parte do livro As mensagens das estrelas de Max Heindel, ambos esmiuçam este assunto.

  15. Nanda disse:

    Sou taurina e tenho hipotireoidismo…

  16. Mariana Cunha disse:

    Eu já andava reparando nisso, mas só tinha ficado basicamente no Sol em Capricórnio. Isso porque tenho várias coisinhas relacionadas à estrutura: condromalácia patelar nos dois joelhos (é um desgaste da articulação e é bem parecido com artrose T_T) meus joelhos e dedos mínimos das mãos são tortinhos (virados pra dentro), tenho uma certo escoliose e meu médico acha que minhas vertigens são por conta da coluna (e não do labirinto). Mas eu vou citar o quarto princípio do Hermetismo, a Polaridade: “tudo é duplo, tudo tem dois pólos (…”) . Não conheço muito sobre o assunto, mas assim como tudo na vida tem seu negativo e positivo, a astrologia médica não fala de doenças, mas de equilíbrio. Ou seja, meu Sol em Capricórnio ainda está desequilibrado, pendendo para o lado negativo. Em outro ponto, tenho a Lua em Touro. Eu sou uma pessoa bastante emotiva no que se refere aos meus relacionamentos, choro à toa e vem logo aquela ansiedade e a dor no estômago (Lua). Mas eu também tenho a maior dificuldade pra me expressar quando algo me incomoda (acho que tem a ver também com Mercúrio em Sagitário) e dá aquela sensação de nó na garganta (Touro). Isso me prejudica bastante, porque desenvolvi pouco a comunicação e fui logo virar professora (eu adoro dar aula, mas por causa disso tenho dificuldade em impostar a voz … mas isso é corrigível). Enfim … XD Ah sim, outra associação, embora não tenha muito a ver com astrologia. O Chakra do Plexo Solar (região do umbigo, estômago, etc) está também ligado às emoções.

  17. julio disse:

    Canceriano Ascendente em leão
    lua em libra
    saturno em aquario
    no momento estou com gastrite simples e problema nos ombros(busite simples), e dalhe minha ansiedade e pressa rsrsrsrs

  18. Paulo Felipe Noronha disse:

    Há algum tempo, fiz uma pesquisa sobre esse assunto. O sistema que cheguei foi o seguinte:

    Sistema Digestivo: Lua
    Sistemas Endócrino e Nervoso: Mercúrio
    Sistema Tegumentar e Reprodutor Feminino: Vênus
    Sistema Circulatório: Sol
    Sistema Muscular e Reprodutor Masculino: Marte
    Sistema Respiratório, Linfático e de Imunidade: Júpiter
    Sistema Esquelético e Excretor: Saturno

    Órgãos e membros do corpo por signo:

    Áries: cabeça, face, cérebro, cerebelo, glândula pituitária e olhos. O Sol tem regência sobre o olho direito no homem e sobre o olho esquerdo na mulher. A Lua tem regência sobre o olho direito na mulher e sobre o olho esquerdo no homem. O cérebro é regido pelo Sol, aqui exaltado.

    Touro: garganta, pescoço, glândula tireoide, glândula paratireoide e trato vocal. Vênus, regente de Touro, é associada com o sistema tegumentar (no qual se inclui o tecido adiposo) e a tireoide influencia diretamente no metabolismo.

    Gêmeos: braços, ombros, mãos, medula espinhal. A associação com as habilidades manuais e os membros necessários para seu desempenho remetem diretamente à Mercúrio.

    Câncer: tórax, seios, timo, pulmões, esôfago, estômago, baço, pleura e fígado. Os pulmões, o baço e o fígado são preferencialmente associados com Câncer, pois este é o signo de exaltação de Júpiter, regente do sistema respiratório e de imunidade. A associação do fígado com a Lua e Júpiter também é clara, quando observadas suas funções.

    Leão: Coração, costas. O sistema circulatório tem no coração seu ponto central, e é o Sol, juntamente a Júpiter, que governam essa área do corpo.

    Virgem: pâncreas, vesícula biliar, intestinos, apêndice vermiforme. O pâncreas tem como uma de suas funções mais importantes a produção de insulina. A glicose é regida tradicionalmente por Vênus, e Virgem é o signo da queda de Vênus. Por sua vez, a vesícula biliar atua no controle da adiposidade (que cai sob o sistema tegumentar, mas também tem relação com a Lua e com Júpiter, que são estrelas úmidas). A associação de Virgem com os intestinos é tradicionalmente sedimentada e longamente comprovada.

    Libra: região lombar, nádegas, rins, glândulas suprarrenais, bexiga. Saturno encontra em Libra sua exaltação, e é ele o regente do sistema excretor, tendo influência direta sobre os rins, cuja principal função é equilibrar várias funções orgânicas. Por sua vez cai sob Vênus a resposta orgânica congenial, associada às glândulas suprarrenais. É importante notar que a glândula da esquerda tem uma forma lunar (feminina) ao passo que a da direita uma forma triangular (masculina).

    Escorpião: ovários, útero, próstata, testículos, reto e o ânus. A associação planetária com o sistema reprodutor também deve levar em consideração o Sol (possivelmente regente dos testículos) e da Lua (que certamente rege o útero e os ovários, bem como o ciclo menstrual). O sistema excretor, ainda que regido por Saturno, sofre também influência marcial, uma vez que é Marte o responsável por “expelir”.

    Sagitário: quadris, coxas, nervo ciático.

    Capricórnio: joelho, rótula.

    Aquário: panturrilha, tornozelo, tíbia, fíbula.

    Peixes: pés.

    • Lolly disse:

      Tenho Sol, Lua, Mercurio em escorpião..por pouco eu não morri nas 2 vezes q eu engravidei.. pressão alta, placenta descolada na primeira e na segunda tive hemorragia,pressão alta e placenta percreta, um caso rarissimo…mais graças Deus eu fiz laqueadura.

  19. susana disse:

    sou ariana e sofro de enxaqueca.

  20. Tai disse:

    sou capricorniana. já fiz várias ressonancias magneticas nos dois joelhos, já precisei imobilizar os dois e vou consultar de novo pra marcar cirurgia. e vivo luxando os dedos das mãos

  21. Karina disse:

    Tenho casa 6 em libra e desde pequena sofro com dores na parte inferior da coluna. D:

  22. Peixes disse:

    Sou de Peixes e não vivo sem meia. Mesmo estando calor oO

  23. Victor disse:

    Galera tbm vale para os pontos erógenos…
    Tente dar uma mordidinha na nuca de uma taurina, ou na barriga de uma virginiana…

  24. Bel disse:

    Sou Taurina, vou entrar em uma operação em breve na Tireóide, estou com um nódulo enorme, e tmb estou com um gânglio no pescoço que pode ter ligação ou não com o nódulo da tireóide.

  25. Silvia disse:

    como recomendacao de livro, nao sei se tem em portugues, o livro: ‘A enciclopedia de astrologia medica’ H L Cornell, MD (The Encyclopaedia of Medical Astrology)

  26. Flávia Lopes disse:

    Sempre tive curiosidade sobre este assunto. Eu, por exemplo, só possuo o Sol em Touro, porém percebo as características descritas. Primeiramente, pois tenho a voz muito grave. Ou seja, basta algumas horas de uso para destruir as minhas cordas vocais. Não fico doente quase nunca, mas quando fico, garganta inflamada é o primeiro sintoma.

  27. Gislene disse:

    Sou de Escorpião e tenho uma doença relacionada com o sistema reprodutor … Ensometriose.

  28. Diego Passos de Andrade disse:

    Sou escorpião e desde pequeno tive sérios problemas respiratórios

  29. Juliana disse:

    Regida pela lua, tenho mesmo problemas com o sistema nervoso

  30. ANNITA disse:

    Sou aquariana com asc em aries lua em escorpiao descobri que sou portadora de esclerose multipla e conversando com outras esclerosadas fazem parte dos signos que me regem….
    Se existe algo ou nada haver nao sei mas a minha pesquisa nao vai parar por aqui…

  31. Ingrid Pontes disse:

    Sou taurina, regida por Vênus … E realmente a maioria dos meus problemas de saúde são relacionados a garganta … Amigdalite é um deles!

  32. Doce disse:

    Vários planetinhas em virgem e uma enxaqueca de dar dó! Já tive gastrite nervosa, devido a ansiedade também, mas essa nunca mais se manifestou.
    Tenho problemas com varizes e sempre atribuí ao meu ascendente em sagitário, não sei se estou viajando.

    Agora, eu sempre quis saber porque sou tão ligada ao sensorial, como o tato e o olfato (e mesmo o paladar). Tenho um prazer tão grande em tocar as coisas, sentir texturas, temperatura e uma memória olfativa excelente. A sensação na pele também é algo maravilhoso pra mim. Tanto que o ritual do banho e pós banho é sagrado, pois é regado de sensações de tato e olfato. Depois de começar a entender um pouco mais de astrologia, percebi que excesso de terra no mapa faz com que a pessoa goste de ter essa experiência tátil. Agora saber de mercúrio quando ao sensorial foi o que faltava. Com tanta coisa em virgem, incluindo o próprio mercúrio, parece fazer muito sentido que eu seja assim.

    Muito obrigada por mais essa luz! 😉

  33. Rafael Efrem disse:

    Sou ariano. Tenho sinusite crônica desde os oito anos de idade, uso óculos pra miopia e astigmatismo desde os 7 e sinto uns incômodos na região da mandíbula, mas não sei dizer se é D-ATM ou não…

  34. Valdemar Freitas disse:

    Sou ariano com ascendente em Áries e tenho uma lua nevrálgica em Virgem (casa VI).Vivo numa ansiedade medonha. Qualquer preocupação, dores de cabeça ou intestino desesperado. Aff!

  35. tati disse:

    Sou canceriana de lua,
    com esse signo
    predominante e seu regente
    no mapa. Tenho gastrite
    há algum, sem relação
    com a H. pilori, e que aliás, toda vez que estou com algum problema isso reflete no meu estômago, me causando dores e desconforto.

  36. Alex disse:

    Sou de escorpião e meu orgão reprodutor sempre funcionou muito bem hehehehe

  37. Jenniffer disse:

    Sou de Áries e sou perfeita!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s