Vocês já sabem que chamamos de aspecto o “olhar” de um planeta para o outro. Sabem também que quadratura, oposição, sextil e trígono são aspectos maiores, sendo os dois primeiros, aspectos considerados desarmônicos ou maléficos – promovem desafios e há necessidade de ajuste entre os assuntos dos planetas envolvidos para que haja desenvolvimento – e os dois últimos, aspectos considerados benéficos e harmônicos – a energia dos planetas envolvidos é compatível e não exige esforço para o entendimento.
Para dar continuidade ao conteúdo, falaremos sobre os aspectos aplicativos e separativos – duas definições importantes para a compreensão da essência de um aspecto. Através dessa análise, podemos compreender a dinâmica dos eventos ocasionados por aspectos, sabendo se marcam o início ou o fim de um ciclo benéfico ou maléfico.
Um aspecto aplicativo (ou minguante) ocorre quando: o planeta mais rápido se APROXIMA do mais lento. Na análise de uma carta natal, por exemplo, quando uma pessoa tem Vênus e Saturno em oposição e Vênus (planeta mais rápido) se aproxima de Saturno (rumo a uma conjunção), dizemos que o aspecto é aplicativo. Um aspecto aplicativo indica o fim de um ciclo e, segundo o blog Astrologia na Era de Aquário: “O movimento é de eliminação, limpeza, purificação, expurgo e desapego do que não serve mais e finalização do ciclo que ocorrerá na conjunção. Conforme a relação angular, os planetas indicam um propósito e, embora existam aspectos similares, há uma variação nos seus propósitos.”
Um aspecto separativo (ou crescente) ocorre quando: o planeta mais rápido se AFASTA do mais lento. No exemplo anterior, Vênus se aproximaria de Saturno, formando uma conjunção – o que caracteriza o aspecto aplicativo. No caso do aspecto separativo, Vênus se afasta de Saturno e já houve a conjunção. Um aspecto separativo caracteriza o início de um ciclo e, também segundo o blog Astrologia na Era de Aquário: “O movimento é de estruturação de um novo projeto até chegar à coroação na oposição.”
Para saber mais sobre os aspectos, clique aqui.
Espero que tenham gostado e que acompanhem os posts futuros, onde falaremos sobre os aspectos menores. Não deixem de participar com suas colocações e dúvidas e não esqueçam que o texto acima foi feito por um estudante que, a partir de pesquisas, quis compartilhar um aprendizado. Ele não substitui a interpretação de um profissional da Astrologia, portanto, para entender a dinâmica do seu mapa, procure um astrólogo!
Esse aspecto aplicativo interfere na interpretação?
Totalmente, Jéssica. É ele que indica o início ou o fim de um ciclo gerado pelo “olhar” (aspecto) de um planeta para o outro.
Sigo o “Astrologia da depressão” no face e acompanho o blog e adoro!! Mas, como boa geminiana tagarela q sou, quero protestar: Postem mais coisas de Gêmeos, please!