Sobre o Retorno de Saturno

Astrologia da Depressão apresenta:  “O Retorno de Chaturno”
Estrelando: Filhotes de João Bidu em apuros.

Maria Joaquina acaba de completar 29 anos e aflita, procura novamente seu guru:

 – Oh, querido astro. Chegou a hora de Saturno me perseguir com sua foice! Sinto-me deprimida. Liguei na farmácia e encomendei 100 caixas de antidepressivo, será suficiente?

(música depressiva ao fundo…)

Esta é a reprodução livremente adaptada de um dos muitos depoimentos que recebemos todos os dias sobre o tal do “Retorno de Chaturno”.

O que é o Retorno de Saturno?

Quando Maria Joaquina nasceu, Saturno estava no signo de Escorpião. Ao longo dos anos, Saturno foi se afastando e passou por todos os outros signos, até que 29 anos depois,  retornou à posição em que estava quando nossa mocinha nasceu. Isso é o que chamamos de “retorno”  – um planeta volta ao ponto exato em que estava quando nascemos.

Sabendo o que é o tal Retorno de Saturno, falemos sobre o real objetivo desse post: desmistificar o drama feito acerca desse assunto.

Saturno é conhecido como o “grande maléfico” e por isso, diz-se que promove grandes dificuldades. Acontece que um trânsito sozinho (o retorno de Saturno nada mais é que um trânsito) não gera eventos de grande importância. É necessário aliar a técnica dos trânsitos a outras técnicas e a partir daí, saberemos se o planeta está ativo e assume sua força ou não.

Um exemplo: Marte é um maléfico, assim como Saturno. Viver um Retorno de Marte, isoladamente,  não promoverá desgraças marcianas, a não ser que outros fatores – aqui percebemos a importância de aliar técnicas de previsão – desencadeiem isso. A ausência de eventos não acontece porque seu trânsito é mais rápido ou porque seu malefício é menor, mas porque o planeta está “dormindo”. Se Marte estiver colocado em uma posição importante e tensionada em uma Revolução Solar, por exemplo, seus efeitos maléficos serão tão devastadores quanto os que são atribuídos a Saturno.

Por isso, os aviso: afirmar com pesar que o seu Retorno de Saturno está se aproximando e com ele, o terror e a desgraça é um equívoco!

Então o Retorno de Saturno é um mito?

Não, o planeta realmente retorna à sua posição inicial, mas o que se fala sobre ele é sim um mito – ou ao menos é um pouco precipitado. Em uma análise psicológica, pode se notar um amadurecimento pós retorno de Saturno, mas para fazer previsões e descobrir quais são os eventos promovidos por ele, é necessário ir além, pensar fora da caixinha. É aquela história de “uma andorinha só, não faz verão”, sabe?! Se o Retorno de Saturno ocorre para todo mundo em um mesmo período  – entre 29 e 30 anos –  seria bem impreciso atribuir a mesma desgraça, com a mesma intensidade, a todos os seres humanos do universo.
Fiquem atentos aos detalhes! Toda interpretação generalizada funciona mal.

Outra coisa importante para se dizer, é que Saturno não rege um mapa inteiro. Ele é “senhor” de determinadas casas e quando ativado, vai atingir apenas os assuntos regidos por essas casas, não a sua vida inteira.

Isso quer dizer que, um Retorno de Saturno pode ser terrível, realmente destrutivo, mas também pode ser que você nem sinta que ele aconteceu  – como já me relataram mais de uma vez.

Espero que tenham gostado e que compartilhem suas experiências nesse período comigo.
Aos que querem saber sobre os efeitos de um Retorno de Saturno que se aproxima, recomendo que procurem um astrólogo para uma análise cuidadosa, técnica e completa!

DESPEDIDA

Esse post foi publicado em Perguntas Frequentes, Saturno. Bookmark o link permanente.

12 respostas para Sobre o Retorno de Saturno

  1. Marilia Marques disse:

    VAMOS LA: EM PRIMEIRO LUGAR, O RETORNO DE SATURNO E’ SIM MUITO SIGNIFICATIVO, E PODE SER BEM PRESSIONANTE, MAS NAO NECESSARIAMENTE MALEFICO. AO CONTRARIO, CONFERE AO INDIVIDUO MATURIDADE E SIGNIFICADO DE SUA MISSAO DE VIDA. MUITAS PESSOAS APENAS NESSA EPOCA SABEM QUE CARREIRA ESCOLHER, OU COMO APERFEICOAR-SE OU APERFEICOA-LA. E MESMO ALGO MAIS SOBRE O SIGNIFICADO DE SUA VIDA OU MISSAO NA TERRA.

    • Acho que fui bem clara quando coloquei a importância de uma análise mais completa para a análise de EVENTOS.
      Não se trata de Astrologia psicológica.
      De qualquer forma, agradeço sua colocação
      Mantenho a minha!

  2. Fernanda Aparecida disse:

    O retorno de Saturno ocorre sempre na mesma idade? Sou de escorpião e completarei 29 anos em novembro, me preocupei! Bjs

  3. Isabela disse:

    Passei recentemente pelo meu Retorno de Saturno. Estou prestes a completar 32 anos, e no meu Mapa Natal ele está em Libra (tenho sol, mercúrio e júpiter em libra e todos na casa 7 também). Realmente tudo o que poderia ter acontecido na área dos relacionamentos aconteceu nessa época (antes era um setor bem “parado” em minha vida). Foi bem marcante,, com momentos bons e ruins, mas acho que fiz a lição de casa, e agora acredito que estou colhendo os frutos.

    Bem esclarecedor esse post! 🙂

  4. aveline80 disse:

    Adoro astrologia e deixo meu depoimento: minha vida mudou quando estava para completar 30 anos. Tenho o saturno em virgem e nessa epoca mudei radicalmente de vida, deixando uma carreira e uma vida que nao me satisfazia. Nao sei se meu sol em aries, ascendente em touro e lua em cancer tem a ver com isso, mas hj sou dona de casa e muito feliz (ao menos ate o proximo desafio).

  5. disse:

    Olha, pode até ser coincidência, mas praticamente todas as pessoas de escorpião que conheço estão passando por grandes mudanças na vida. Teve gente que perdeu os pais, outro teve filho, outro mudou de estado, outro fez uma grande cirurgia . Foram eventos nada sutis, mas nem todos foram ruins e acredito que saturno às vezes é um pouco mal interpretado nesse aspecto. Podemos passar por grandes mudanças, coisas que no começo parecem ruins e complicadas, mas que no fim vão se mostrar essenciais.
    Ter medo não ajuda em nada. A vida é cheia de altos e baixos, não adianta fugir…

    • Mesmo assim, não podemos analisar eventos somente com base em trânsitos. Para entender o que acontece na vida das pessoas que você citou, por exemplo… você vai precisar reunir técnicas. Dizer que é só por causa do retorno de Saturno é joão biduzice.

  6. Felipe disse:

    Bom, tenho 29 anos, e como faço niver no começo do ano, lá pelo meio do ano, minha vida já estava completamente transformada: mudanças bem consideráveis de comportamento! estou curtindo essa fase! parece q as inseguranças foram embora e sei aonde, e como eu quero as coisas! tipo, tenho o poder de transformação das coisas: corpo, vida, estudos! é muito bom, nao tinha essa consciência. AH, sou aquariano na casa 5, e ascendente, marte e saturno em escorpiao na casa 1. Espero q essa fase continue por muito tempo! rs! abraços!

  7. É… Estou passando por ele… Aos 29 anos e 11 meses e poucos dias, minha mãe sofre um infarto… Fez cirurgia e está bem, se recuperando em casa. Eu, aderi à greve e estou em casa para cuidar dela e aprender tudo de tarefas domésticas, que até então eu e ela protelamos até quando pudemos por conta de nossos gênios.
    Me sinto meio velha (crise de meia idade? rs) pois acho que não consegui realizar o que queria e um pouco inadequada à todo esse processo “imposto”. Mas como tudo passa, vou dar o melhor de mim para somar algo de bom.
    Libriana, com ascendente em aquário e lua em câncer. Porém, com comportamento e pensamento de capricórnio.

  8. Carol disse:

    o retorno de Saturno pd começar antes dos 29. Me lembro de um astrólogo, amigo meu, comentar que meu Saturno já ia começar agir nos 28, enfim, estou com 28 e passando por mudanças significativas. Não tenho vantagens pra contar, mas é como se algumas coisas ficassem mais claras e definidas. Até outro dia eu era uma menina, hj sou adulta, naquele aspecto de me identificar mais com ‘adultiçes’ e escolhas tomadas por uma mulher adulta que por uma menina. Complicadíssimo isso. Espero que essas crises existenciais não piorem, em todas eu chego à boas conclusões e novos parâmetros, mas o desenrolar da história é doloroso. Choro mto diante de coisas que escondi a vida toda e que veem à tona do nada, só que agora não consigo enterrar esses sentimentos, preciso enfrentar até resolver e isso me faz sentir passando por uma batalha. bjss amo o blog 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s