Revolução Solar

Introdução e Ascendente Anual

 

1 – Introdução

A Revolução Solar (que nos livros de língua inglesa ganham o nome de “Solar Return”), é um dos temas prediletos nas conversas onde a Astrologia é o assunto principal. Apesar de sua popularidade nos meios astrológicos modernos, esta é uma técnica bastante antiga, e com segurança podemos afirmar que era praticada por astrólogos árabes na época medieval (e muito provavelmente bem antes disto).

Nos livros clássicos, podemos citar Jean Baptiste Morin deVillefranche, John Gadbury e William Lilly como doutrinadores com maior ou menor preocupação em deixar registrada a técnica, porém, a grande chance da Revolução Solar como técnica preditiva surge exatamente no livro “Técnica das Revoluções Solares” (1937) de Alexandre Volguine – uma obra um tanto quanto fatalista em sua natureza, mas de qualidade inegável (é fácil encontra-lo nas livrarias e até mesmo na internet)

1.1 Então, o que seria a Revolução Solar?

Simplificando ao máximo a explicação, podemos afirmar que a técnica da Revolução Solar é a análise do Mapa no dia, mês, ano e horário exato em que o Sol retornará ao mesmo posicionamento em que se encontrava no momento do seu nascimento – portanto seria o seu “ano novo pessoal”.

O mesmo se aplica para a Revolução de outros Planetas (Lua, Mercúrio, Vênus…), mas, dada a importância do Sol e sua natureza anual, a Revolução Solar acaba por se tornar a mais indicada para se começar um estudo sobre determinada época na vida de alguém.

Como toda técnica em Astrologia, a Revolução Solar deve ser observada em conjunto com outras técnicas, afinal, em Astrologia, buscamos sempre confirmações com diversos dados do Mapa e quanto mais indicadores, melhor será o prognóstico do profissional.

No presente artigo, vamos focar somente no Ascendente da Revolução Solar por Signo, já que sua interpretação não constitui grande dificuldade, o que permite que vocês possam entender ao menos o básico da Revolução Solar de vocês.

2 – Ascendente

2.1 – Qualidade (ou Ritmo) do Ascendente

Existem três qualidades (também chamados de Ritmos) quando estudamos a natureza de um Signo, são eles: Cardinal, Fixo e Mutável.

Se você não tem a menor noção do que significa isso, recomendo que visite os álbuns da página no Facebook, lá existe um resuminho de cada um dos ritmos, e aí você pode retornar para o presente texto com maiores informações.

A Revolução Solar trabalha bastante com a ideia de ciclos – não é incomum que se tenha alguns anos seguidos em um ritmo específico (por exemplo, no ano de 2011 a pessoa veio com Ascendente em Touro na Revolução Solar, em 2012 o Ascendente veio no Signo de Aquário, em 2013 no Signo de Leão – três anos com o Ascendente em Signos Fixos), e este dado informa que aquele individuo está passando por questões especificas que devem ser trabalhadas dentro da natureza do ritmo, mas nem sempre serão Revoluções marcantes (que é um tema complexo e que não cabe na proposta do presente texto), mas um indicativo muito forte de que um Mapa da Revolução Solar venha a imprimir uma marca na vida da pessoa é exatamente quando ocorre a “quebra” do ciclo de um determinado ritmo e a mudança para outro.

Um belo exercício é fazer o histórico das últimas dez Revoluções e acompanhar o Ascendente e as manifestações daquela energia naqueles anos (e seus reflexos ao longo do tempo).

2.1.2 – Ascendente em cada Ritmo

  • Cardinal – É sempre um ano ou um ciclo de dinamismo, inicios, de se jogar, de rapidez, é a fase em que vamos jogar as sementes no mundo.
  • Fixo –  É sempre um ano ou um ciclo que fala sobre “parar um pouquinho”, é aquele stop necessário que a vida exige da gente, as energias estão concentradas, paradas, demoradas – é quando nós temos a chance de fazer alguma coisa crescer.
  • Mutáveis –  É sempre um ano ou um ciclo de imprevisibilidade, também costuma marcar o fim de alguma coisa e a consequente mudança para outras formas de viver.

 

Ex: A criatura ficou anos nos Fixos e ela precisa urgentemente dar um up na vida, quando o Asc mudar para o Mutável, ela vai ter a chance de movimentar as questões (claro que tudo vai depender do resto do Mapa, do que indicam as outras técnicas, etc, mas a promessa básica aqui é de finalizar o ciclo, de dar uma movimentada na vida dela).

2.2 – Ascendente nos Signos

Alguns astrólogos trabalham com o conceito de Ascendente da Revolução seria basicamente o Ascendente do Mapa Natal, incutindo nele o conceito de personalidade, ou seja, se você tiver o Ascendente em Gêmeos no presente ano, você, automaticamente estaria “mais geminiano” – considero esta uma abordagem bastante equivocada, seu Ascendente é o do seu Mapa Natal e você carregará ele com você por toda a sua vida, por isso, vamos interpretar este Ascendente de forma absolutamente factual, sem conotações de personalidade.

Segue um breve resumo sobre o Ascendente da Revolução Solar em cada Signo (lembrando mais uma vez que esta interpretação deve ser conjugada com vários outros fatores, portanto, é impossível levar tudo que digo aqui a ferro e fogo):

ASCENDENTE DA REVOLUÇÃO SOLAR EM ÁRIES – Uma época de uma nova fase, de inícios de modo geral. A pessoa pode ter um conjunto de fatores na vida dela que favoreça que ela possa ter mais independência ou agir mais com a própria cabeça, sem muitas amarras (morar sozinho, um novo negócio ou até mesmo, se o resto da Revolução Solar indicar, um divórcio a muito desejado e que a pessoa acabava nunca promovendo). É um ano de AUTONOMIA.

ASCENDENTE DA REVOLUÇÃO SOLAR EM TOURO – Uma época em que a pessoa está concentrando mais as energias, os eventos não costumam favorecer novidades ou situações que sejam muito “fora da caixinha”. É aquele ano que começa mais lento, em que você tem a chance de ir desenvolvendo alguma coisa, principalmente na área financeira, e, apesar de existir a tendência a certos abusos alimentares, é um ano que tende a prometer saúde.

ASCENDENTE DA REVOLUÇÃO SOLAR EM GÊMEOS –  Época em que a pessoa tem uma multiplicidade de eventos ou situações – ela está mais atenta aos vários fatores da vida e as informações chegam com maior facilidade. Uma fase de cursos, encontros interessantes, trocas de ideias. É uma época interessante para pessoas mais introspectivas (por exemplo de Ascendente em Câncer, Virgem etc) pois a vida coloca ela em contato com a diversidade, situações que vão exigir que ela se vire nos trinta, que ela fique mais fora de casa. É um ano para a pessoa sair dele com algum conhecimento novo.

ASCENDENTE DA REVOLUÇÃO SOLAR EM CÂNCER – Época em que o indivíduo fica mais introspectivo, as situações a sua volta acabam exigindo que ela se recolha mais, que ela descubra que as vezes ficar calado sobre algumas questões íntimas é a opção mais interessante e que você tem chance de entrar em contato mais íntimo com algumas pessoas próximas. Pode ser um ano de reforma da casa, ou mesmo compra ou mudança. É um ano em que a pessoa fica mais consciente da influência do passado no presente dela (para o melhor ou pior).

ASCENDENTE DA REVOLUÇÃO SOLAR EM LEÃO – Época em que o indivíduo acaba sendo mais exposto, a pessoa se envolve em questões que vão revelar ela – é uma época que costuma ser muito boa pois é indicativo de envolvimento em questões que podem trazer mais poder pra ela, ou um reconhecimento. É claro que essa evidência também pode ser menos benéfica, pois a tendência é que as pessoas falam muito mais de você, da sua vida, pois tudo o que você fizer nesta época vai ter essa característica de causar algum tipo de repercussão.

ASCENDENTE DA REVOLUÇÃO SOLAR EM VIRGEM – Época em que as situações convergem para que a pessoa coloque em ordem a vida dela, seja nas questões menores, seja nas questões mais graves (como saúde, que é sempre bom ficar de olho neste ano) – tudo que ocorre parece estar indicando que é para que você se movimente no sentido de organizar, reestruturar, tornar viável, prático. Não é uma época em que a pessoa vai ficar em evidência e para os tipos mais exibidos ou expansivos (Ascendente Leão, Sagitário etc), pode ser um ano bastante complicado, pois essa é uma época de alguma espécie de servidão que vai lhe ser imposta.

ASCENDENTE DA REVOLUÇÃO SOLAR EM LIBRA – Época em que você vai entrar em contato com as pessoas, é ótimo para expandir clientela, conseguir se infiltrar em situações sociais que possam beneficia-lo. É um ano em que a pessoa não só pode ter a chance de encontrar um par, mas também de reatar laços perdidos, fazer a “paz”, acordos judiciais – tudo que for no sentido de harmonizar vai ser beneficiado. É um ano de RECONCILIAÇÃO.

ASCENDENTE DA REVOLUÇÃO SOLAR EM ESCORPIÃO – Apesar da indicação de alguns autores (como o próprio Volguine) no sentido de que este Ascendente na Revolução Solar seria o verdadeiro “cão chupando manga” para a pessoa, na prática, o que se vê é que o ano é de uma finalização. O que estava pendente vai ser resolvido, na marra ou não, o problema é que a energia deste Signo não oferece a chance para muito fru fru, conciliações e afins, é aquele ano em que a meta é finalizar – e as vezes a decisão nem vem de você. E como Escorpião é regido por Marte e Plutão, se imagina que esta finalização nem sempre será entre flores – tudo que terminar este ano tem a tendência a não voltar mais. É um ano de FINALIZAÇÃO.

ASCENDENTE DA REVOLUÇÃO SOLAR EM SAGITÁRIO – Época em que você vê algum tipo de expansão na vida – cursos universitários, entrar no mestrado/doutorado, uma viagem interessante. É uma fase muito interessante para questões jurídicas, tudo parece ficar mais leve, mais fluído, permitindo que você dê menos atenção para as questões negativas.

ASCENDENTE DA REVOLUÇÃO SOLAR EM CAPRICÓRNIO – Época em que você vai ter chance de iniciar coisas duradouras, é uma fase de trabalho duro, de questões que te impulsionem de alguma forma a subir os degraus da vida. É um ano bastante complicado para pessoas com problemas de autoridade, de trabalhar as questões sociais mais clássicas – você, de alguma forma, acaba tendo de se enquadrar em um padrão vigente e é comum ser uma época em que as pessoas se cobram mais alguma coisa: “Porquê não passou no concurso tal? Porquê você ainda não se casou? Porquê ainda não saiu da casa dos pais?”. É um ano de COMEDIMENTO E OBJETIVOS CLAROS.

ASCENDENTE DA REVOLUÇÃO SOLAR EM AQUÁRIO – Dentro do clico dos Ascendentes Fixos, o de Aquário é o único que consegue aliviar a estagnação do ritmo, pois acaba sendo um ano de promessa de mudanças, claro que não estamos falando de tudo virado de cabeça pra baixo, mas, de pequenas coisas que vão te deixando mais solto. É uma fase em que os contatos sociais se tornam mais interessantes também, e até mesmo de desapegar de uma forma mais leve (diferente da época de Escorpião, em que tudo é mais pesado e tenso). É um ano de LIBERTAÇÃO.

ASCENDENTE DA REVOLUÇÃO SOLAR EM PEIXES –  Um Ascendente também mal visto por parte da doutrina, e, de fato, não é fácil, principalmente para pessoas mais objetivas (Ascendente Áries e Capricórnio, por exemplo), pois a tônica aqui é o “vale tudo”. É uma época em que a pessoa não está conseguindo se concentrar, há uma dispersão, e as coisas não se resolvem com proatividade daquele indivíduo – tudo surge e some ao bel prazer. A dica aqui é: não gastar esforços desnecessários, tentar focar mais na vida e não cair no conto do vigário e nem em negócio da China – entender que a tônica do ano tende a ser confusa e caótica e que pro melhor ou pro pior, o que quer que aconteça, você não tem como interferir demais.

Este texto é uma contribuição do queridíssimo Oz para a Astrologia da Depressão. Espero que tenham gostado!

Esse post foi publicado em Técnicas astrológicas e marcado . Guardar link permanente.

20 respostas para Revolução Solar

  1. juliana batista disse:

    Adorei…! O meu ascendente da revolução desse ano é áries (assim como meu ascendente natal) e o do ano q vem é gêmeos…
    vou reler esse post mais vezes depois…
    Valeu!
    Bjs!

  2. ALINE disse:

    Olá
    Gostaria de saber como faço para saber o ascendente da minha atual revolução solar?

  3. John disse:

    Gostei muuuuito do texto!!!!! Meu ascendente da rev. solar deste ano é Escorpião, e REALMENTE tem algo muito importante na minha vida que está prestes a finalizar de uma vez por todas, e realmente não será entre flores, como vocês colocaram!

    • Markos disse:

      Dei uma olhada no mapa de quando eu tinha 15 anos, eu mudei de escola e de casa, meu mundo virou de cabeça para baixo, não foi nada fácil, e o ascendente daquele ano era Escorpião, pqp kkkkkkk

  4. AMEI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Obrigada

  5. Roberta disse:

    Pelo visto eu to em uma fase de signos cardinais. Meu ano passado foi câncer, o atual é libra, a partir de novembro será capricórnio e os próximos áries e câncer. Isso quer dizer alguma coisa em especial?

    • Astrólogo Depressivo disse:

      Significa o que você já leu sobre os cardinais, são anos de inícios, de se jogar mesmo, aí ela precisaria descobrir quando vai ocorrer a “quebra” do ritmo, que é um momento em que as coisas dão uma virada, se for pro fixo, é bom, pois ela tem uma chance de produzir e render em alguma coisa, se for mutável, vai ficar aquela bagunça, mas vai ser divertido.

  6. Nivea Salles disse:

    humm… eu estou com o mesmo ascendente natal, isso tem algum significado especial? Eu sou ascendente em Peixes e esse ano está em Peixes tb…

    • Astrólogo Depressivo disse:

      Resposta do Oz para você, Nívea: vale tudo que tá lá, só que fica bem menos perceptível, ou seja, a tendência é ela tirar de letra, só se o conjunto do mapa estiver muito tenso é que ela pode ficar naufraga no oceano de peixes.

      • Nivea Salles disse:

        eu vi no mapa, 3 planetas retrogrados (mercurio, jupiter e urano) e de 10 aspectos, 4 tensos… não é grande a maioria dos aspectos, mas quase a metade

  7. Rafaela disse:

    Adorei o blog 😀
    Vocês poderiam em outra ocasião, falar sobre o vertex.

  8. Ingred disse:

    DEMAIS!!! Vocês estão de parabéns! Adorei!

    Vou correr agora mesmo fazer o histórico das minhas 10 últimas revoluções! =D

  9. Ingred disse:

    Só uma perguntinha básica: O mapa da Revolução Solar muda conforme o local em que você passa o seu aniversário? Por exemplo: Se eu passar meu aniversário no Rio terei um ascendente e se passar em Tóquio outro.

  10. waleska sakib disse:

    Mesmo que eu esteja morando em outro ado do mundo o transito astrologico continua o mesmo para mim?

  11. Rute Maia disse:

    ESSE ANO VAI SER DE LEÃO!!! SOU LEONINA E NA REVOLUÇÃO SOLAR DEU LEÃO COMO ASCENDENTE

  12. Markos disse:

    Meu ascendente este ano é Capricórnio, quando eu fiz aniversário, logo percebi um certo pesar no ar, foi estranho…diferente do ano passado que era em Libra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s