Classificação dos Astros

ASTROS

Os planetas são fundamentais na interpretação do Mapa Astral; eles representam características da nossa personalidade e é através deles que os signos se expressam.

Para facilitar a compreensão e o estudo, estes planetas (e astros) foram divididos em categorias. Há quem simplifique e os divida em “interiores” (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte) e “exteriores” (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão) e há quem os divida em subcategorias: Luminares, Pessoais, Sociais e Geracionais.

 Luminares ou Luzes: Sol e Lua

Os planetas luminares possuem esse nome, porque se achava que ambos possuíam luz própria. Hoje sabemos que apenas o Sol possui e a lua reflete essa luz. São astros que influenciam bastante a personalidade do indivíduo e onde eles caem ‘iluminam’ aquela área do mapa, ou seja, são astros que se deve olhar com bastante atenção na interpretação do Mapa Natal. Enquanto a Lua fala em termos gerais do inconsciente, das reações emocionais e instintivas, o Sol fala da razão, da essência e do consciente.

Pessoais ou Vitais: Mercúrio, Vênus e Marte.

Os planetas pessoais são os que se movimentam mais rápido e estão próximos do sol. Como o nome já indica, são os planetas que possuem maior influência sobre a personalidade e cada um deles fala de um aspecto específico da personalidade do indivíduo. Mercúrio está ligado à forma de pensar, de se expressar e se comunicar, Vênus aos gostos, aos valores e à forma de amar, Marte a forma como a pessoa enfrenta os desafios e do que a impulsiona, das suas batalhas pessoais.

Sociais ou Coletivos: Saturno e Júpiter

Os planetas sociais são planetas um pouco mais afastados do Sol e mais lentos que os pessoais, porém ainda visíveis a olho nu. Como o nome já diz, além de traços da personalidade, eles indicam funções e cargos sociais. Se estes planetas estiverem em evidência no Mapa Astral, eles ganham força e suas características passam a se expressar de forma mais evidente na personalidade da pessoa.

Geracionais, Transpessoais ou ainda Transaturninos: Plutão, Urano e Netuno

Já os astros geracionais são totalmente invisíveis a olho nu e permanecem em um determinado signo por maior tempo que os demais, daí veio o nome ‘geracionais’, uma vez que uma geração inteira vai possuir o astro em um determinado signo. Há astrólogos que desconsideram os transpessoais na leitura do Mapa Natal, pois acreditam que são astros de pouco impacto na personalidade, uma vez que indicam um comportamento de toda uma geração, não de um indivíduo. Particularmente analiso caso a caso, há pessoas que possuem geracionais próximos aos ângulos do Mapa (Ascendente, Descendente, Fundo do Céu e Meio do Céu) ou conjunto a pessoais ou a luminares, esses posicionamentos acabam dando ‘força’ ao astro geracional que acaba ganhando importância no Mapa daquela pessoa e tendo maior influência sobre sua personalidade.

Espero que tenham gostado.

DESPEDIDA

Esse post foi publicado em Perguntas Frequentes. Bookmark o link permanente.

11 respostas para Classificação dos Astros

  1. Juliana Batista disse:

    Mto Legal! Já tava com saudade de novos posts aqui…rs algumas denominações eu não sabia, valeu!
    Bjs!

  2. Isabela disse:

    Muito bom e bem resumido!
    Eu nunca estudei Astrologia, mas leio bastante sobre assunto. Já tinha uma noção sobre o que simbolizam alguns planetas, mas Marte confesso que nunca consegui entender muito bem o significado de Marte. A explicação desse post ajudou bastante, mas ainda ficou uma dúvida: uma vez ouvi falar que Marte também tem muita relação com a maneira de nos manifestarmos em nossa profissão. Interpretação equivocada a minha?

  3. Isabela disse:

    Kkkkkk, fui editar o texto e escrevi umas 500 vezes a palavra “Marte”, não reparem! :p

  4. Caio disse:

    Outro problema dos geracionais seria quando os signos que eles regem estão muito fortes no mapa?
    Tenho sol, lua e ascendente em peixes, e Netuno está quase angular (casa 11, muito próximo MC), fazendo aspectos positivos com todos os planetas (até com os outros geracionais ._. são aspectos que duram anos, certo?).

    Isso faria de Netuno o planeta mais influente do meu mapa?
    PS: O outro regente de peixes, Júpiter, está retrogrado em detrimento no descendente. Logo, por peixes ser muito influente no mapa, seria Netuno o planeta mais forte do meu?

  5. estou amando seguir voCês!!! muito sclarecedor bjokas

  6. Marilia Marques disse:

    Valeu! eu gosto da astrologia clasica, meu priemiro professor foi Weiss, numa edicao argentina a biblida astrlogia, chamado astrologia racional. sempre vou prezar os classicos.

  7. Fabio disse:

    Eu vejo vocês falarem e postarem muitas imagens de Saturno, Plutão e até mesmo Netuno. Qual é o papel de Urano no Mapa da pessoa? O que ele influencia, o que ele agrega? Sou Virgem com Ascendente em Escorpião e Urano em Capricórnio.

  8. Liane disse:

    ADOROOOO LER TUDO ISSO!

  9. Eu busco conhecer a Astrologia através de pesquisas pessoais, mas nem sempre (quase nunca) podemos confiar no que lemos pela internet. Tenho gostado do modo como vocês abordam a Astrologia por aqui, e portanto gostaria de esclarecer uma dúvida justamente sobre esta relação ao “impacto na personalidade” destes planetas mais distantes.
    Certa vez eu li que podemos considerar a influência do signo o qual o regente de nosso signo solar está. Pois bem, tenho Sol em Aquário e seus regentes, Urano e Saturno, estão em Sagitário. Ainda que sejam planetas distantes, eu sofro alguma influência de Sagitário? Ou esta informação é inverídica?
    Eu agradeço desde já, e parabéns pelo blog! Bjos

    • Astrólogo Depressivo disse:

      Sim, você soma as características do Ascendente e do regente dele. É extremamente importante.

  10. Karoline Nascimento- disse:

    Eu tenho urano e netuno “colados” no ascendente e sinto que me influenciam muito. Mesmo sendo de ascendente capricórnio a maioria dos meu amigos diz que sou rebelde e “moderninha” demais e que vivo sonhando e querendo que as coisas mudem muito rápido. Chega a ser tenso kkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s