Sobre o Serpentário (Ofiúco)

Astrologia da Depressão apresenta: O mistério da Serpente
Estrelando: Filhotes de João Bidu em apuros.

No último capítulo, Maria Joaquina apresentou seu drama ao nosso querido mestre depressivo. No capítulo de hoje, nossa querida mocinha retorna ao seu mestre com outro assunto dramático:

– Mestre, oh mestre! Quando saí de sua tenda, acreditando que teria uma vida feliz e livre de infernos e escravos astrais, passei na banquinha e tive uma nova notícia surpreendente: meu signo mudou! Passei a vida acreditando que era virginiana, mestre.
O que devo fazer agora? Jogo meus desinfetantes no lixo?

(música de suspense)

Essa é mais uma reprodução livremente adaptada de mais uma de nossas perguntas frequentes.

Para começar a falar sobre o assunto, devemos lembrar que:

1- Constelação é diferente de signo.
2- Astronomia e Astrologia também são diferentes. Um astrônomo não tem propriedade para falar sobre Astrologia sem tê-la estudado e vice-versa.

Lembretes dados, o mestre depressivo revelará a vocês mais uma notícia bombástica: o Serpentário NÃO EXISTE para a Astrologia. Se você leu isso em algum jornal ou revista e agora sai por aí espalhando que o seu signo é Serpentário, não seja filhote de João Bidu e pare com isso agora!

O Serpentário ou Ofiúco (nome horrível que lembra o “furico”) é uma constelação do zodíaco e não pode ser considerado um novo signo astrológico, por uma razão bem simples: a Astrologia Ocidental não é baseada nas constelações, mas na eclíptica (12 partes divididas em um círculo, com 30 graus cada). A atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra pode “empurrar” o alinhamento das estrelas por cem meses e mesmo assim, a eclíptica continuará com 12 partes divididas em um círculo, com 30 graus cada. Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra, compreendem? A eclíptica não muda e portanto, a Astrologia Ocidental também não.

Geralmente, quando argumentamos que a Astrologia Ocidental não faz uso das constelações, os sabichões logo falam do Jyotisha (Astrologia Védica ou Indiana) – que faz uso do zodíaco sideral. Embora não possa falar muito sobre o Jyotisha, porque acabei de ser apresentada ao tema, posso afirmar que durante as minhas aulas, em nenhum momento foi mencionado o nome “Serpentário” entre os outros signos e que para o Jyotisha, também há a divisão dos 30 graus para cada signo. Segundo o que li sobre o assunto, a base do zodíaco sideral – independente do cálculo empregado – não está em função das constelações propriamente ditas, mas da precessão e por isso, também não houve a inserção do tal “Serpentário”.

O que o Astrólogo Depressivo quer dizer com isso é que para a Astrologia, o Serpentário é:

s.m. Zoologia. Ave de rapina, da família dos falconídeos, que se alimenta de répteis e serpentes. (Comum na África.)
Viveiro de cobras para experiências com seus venenos e a preparação do soro antiofídico.

Espero que tenham gostado!

DESPEDIDA

Esse post foi publicado em Perguntas Frequentes e marcado , . Guardar link permanente.

15 respostas para Sobre o Serpentário (Ofiúco)

  1. Juliana Batista disse:

    Nunca tinha ouvido falar de serpentário na atrologia…
    🙂

  2. Lila' disse:

    To adorando esses posts, já li bastante sobre o tal signo serpentário e nunca tinha acreditado nisso, agora ficou ainda mais claro o porque haha. Muito obrigada astrólogo depressivo e saiba que eu me identifico bastante com a Maria Joaquina

  3. eveynusiana disse:

    Olha, conheci a página de vocês pelo post de Profissão de libra que uma amiga compartilhou no facebook. Na hora já curti a página e me diverti muito vendo o álbum de Touro e de Capricórnio (signo do meu mancebo). E agora no blog mais e mais coisas interessantes, especialmente a abordagem da casa 2 que li ontem. Bom, eu também nunca levei fé nesse serpentário, estudo astrologia amadoramente desde os 7 anos, e pra mim não seria possível incluir um signo quando a Astrologia já é perfeita e “redondinha” com os 12. Mas afinal, o que vocês querem dizer com “filhotes de João Bidu”? Eu odeio esse cara, pra mim as revistas e previsões dele são a maior furada. Vocês estão fazendo curso de astrologia? Todos os meus amigos e amigas dizem que eu devia fazer, já que é um dos meus assuntos preferidos e praticamente, minha religião! Saudações de uma taurina com ascendente em câncer e lua e peixes!

    • Astrólogo Depressivo disse:

      Filhotes de João Bidu são os leitores de revistinha astrológica. É uma brincadeira nossa.
      Eu estou estudando Astrologia Indiana na plataforma Moodle e estudo Astrologia Ocidental por conta própria. Acho bacana estudar, embora não tenha o desejo de ser astróloga.

      Um beijão!

  4. fernanda scarlat disse:

    Cada dia eu me divirto mais e aprendo mais.
    Meus amigos dizem q eu defino a pessoa pelo signo\mapa astral rs

  5. Julio Santos disse:

    Eu gosto tanto de astrologia quanto astronomia. Gosto de observar as constelações zodiacais e via mesmo esta diferença entre o Sol estar em uma constelação mas em outro signo. E até então nunca tinha visto nenhuma explicação para esta diferença , achei bem clara esta explicação da eclíptica dividida em 12 partes de 30 graus, bem simples, eu sempre ficava com a impressão que era algo mais complexo mas ainda assim existem outras coisas embutidas como quando consideramos que Áries abre o zodíaco, uma vez o signo geralmente começa no dia do equinócio de primavera do Hemisfério Norte marcando um novo começo assim como os cardinais que também estão ligados com os inícios das estações. Então até as divisões não são feitas ao acaso. Há sempre uma ligação, isso eu acho muito interessante.

  6. Jéka Renaud disse:

    sempre duvidei mesmo, sou aquariana e duvido de tudo, to até pensando em duvidar disso aqui só pra encher o saco… mas quando refletia sobre o ‘misterioso novo signo’ eu ficava pensando em que tipo de ser maligno nasceria no lugar do signo de escorpião e ai teria dois escorpiões… só de pensar já da calafrio auhauhauahuahua

    brinks… escorpião ❤

  7. luanneav disse:

    Não seriam 23 graus a casa signo no jyotisha.

  8. Pingback: A Astrologia e os Relacionamentos | Astrologia da Depressão

  9. Clarissa disse:

    Aonde tem dizendo que a astrologia não se baseia nas constelações? Quais as referências? Quem criou essa eclíptica, quando e baseado em quê? E por que deu nome das constelações?

    • Astrólogo Depressivo disse:

      Leia a Coleção “Curso Básico de Astrologia” volumes 1, 2 e 3. São livros simples, mas esclarecerão seus questionamentos.

  10. Sou sagitariana e sempre me identifiquei também com escorpião… e lendo sobre serpentário me identifico mais ainda, resolve o mistério da minha vida!

    Penso que você como astrólogo deveria seriamente considerar isso: “Embora (Ophiucus) já fosse conhecida na Antiguidade, quando se formularam as regras da Astrologia, não é admitida no zodíaco porque há 3 mil anos ESTAVA longe da eclítica. PORÉM, com a precessão dos equinócios, já se situa entre Sagitário e Escorpião.Na verdade as próprias constelações do Zodíaco não seguem mais o ritmo descrito na Astrologia atualmente, se posicionado mais atrasadas em relação aos dias estipulados; Os astrólogos herméticos usam a elipse como estava disposta na Antiguidade, e excluem Ophiucus.” fonte:http://dialogospoliticos.wordpress.com/2011/01/14/serpentario-conheca-o-13%C2%B0-signo-do-zodiaco-segundo-a-nova-astrologia/

    Quando na verdade, de acordo com o Zodiaco Sideral, desconsiderar Ophiucus é um erro, uma falta de precisão e atualização da astrologia, já que hoje em dia é sabido que o Sol passa por Ophiucus assim como passa pelos demais signos; isto é, a ecliptica não mudou, mas Ophiucus entrou nela. Desconsiderar Ophiucus é como fingir que qualquer outro signo não existe, somente por tradicionalismo e por querer fechar os olhos a todo custo para as mudanças que ocorrem no espaço.
    Entendo que o Zodíaco Tropical, que você menciona como Astrologia Ocidental, NÃO considera Ophiucus por causa de seus herméticos 30 graus. Mas sendo que o Zodiaco Sideral o considera, POR QUE ENTÃO DIZER QUE OPHIUCUS (como signo) NÃO EXISTE?

    Me diga, se assim como há virginianos que se identificam com seus signos, leoninos de carteirinha e gente de serpentário que se identifica TOTALMENTE com ophiucus, como Ophiucus então não existe pra astrologia, Astrólogo da Depressão?

    • Astrólogo Depressivo disse:

      A explicação está no texto. Leia mais uma vez, com um pouco mais de atenção.
      O que você está fazendo, é confundir Astronomia com Astrologia e elas já se desassociaram há tempos.

    • Pherseu disse:

      Olá,

      Sempre me questionaram disso e afirmo com todas as letras que Ofiúco realiza um desserviço é fruto de desinformação em relação à astrologia. A única ramificação (entre dezenas) que utiliza o ofiúco como signo oficial é a Sideral, procure Astrologia Sideral que eles podem te fornecer cálculos de mapas desde a década de 30 (quando o signo surgiu nas discussões astrológicas).

      Se é seu desejo ser uma astróloga sideral, vá em frente, caso queira seguir a astrologia tropical (a que é empregada em quase todos os meios de comunicação) sugiro desconsiderar essa afirmação.

      Também devo lhe chamar a atenção que a existência do ofiúco é utilizado hoje em dia para dois fins:
      1) Confundir as pessoas;
      2) Um cético querendo desprezar o seu conhecimento;

      Existe a terceira de possibilidade que é a de realmente realizar uma interpretação, mas ela é tão rara, mas tão rara, que eu particularmente nunca vi alguém falando de ofiúco para comentar suas interpretações sobre ele. Se isso vier a acontecer, eu peço o favor de me avisar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s