Sobre os “Infernos” da Astrologia

inferno-astral

A Astrologia da Depressão apresenta:  “O inferno astrológico”
Estrelando: Filhotes de João Bidu em apuros.

No último capítulo, Maria Joaquina chorou as pitangas de sua vida para o nosso querido Astro Depressivo: 

– Oh, querido astro. Estou no meu inferno astral e perdi minha casa na enchente. Além disso, perdi o meu emprego e engordei 15 quilos. Odeio o inferno astral!

(música dramática ao fundo…)

Essa é a reprodução (livremente adaptada) de um dos muitos depoimentos que recebemos todos os dias sobre o famigerado “Inferno Astral”.

Para começar a falar sobre o assunto, gostaria de lembrá-los de coisas importantes:

1- Embora o Sol seja muito significativo em um Mapa Natal, é o Ascendente que determina o posicionamento das casas e que representa o “eu” na Astrologia. Nas revistas astrológicas, o foco é o Sol por uma questão de conveniência – inclusive financeira. Muita gente não conhece o horário de nascimento para descobrir o Ascendente, mas quase todos conhecem sua data de nascimento, não é mesmo? Além disso, “cronologicamente falando”, o Sol é bem prático, porque demora mais ou menos um mês em cada signo.
2- Quem conta um conto, aumenta um ponto. Muito do que se diz sobre a Astrologia hoje, é na verdade uma distorção de algum conceito antigo. Essa distorção toma um Toddyinho, ganha forças e quanto você vê, já tomou conta do mundo.

Lembrete feito, acabarei com as ilusões de vocês com uma revelação bombástica: INFERNO ASTRAL NÃO EXISTE! Ou pelo menos não existe da maneira dita por aí.
O que se propaga, é que vivemos o nosso Inferno Astral um mês antes do nosso aniversário, portanto, a pessoa que tem Sol em Virgem, viveria seu Inferno Astral quando o Sol transitasse pelo signo de Leão.

Imaginemos que a Maria Joaquina – personagem da nossa novela mexicana – tenha Sol em Virgem, Ascendente e Lua em Áries e Vênus em Leão. Se ela tem o Sol em Virgem, teria seu Inferno Astral com o trânsito do Sol pelo signo de Leão, mas… Leão está na sua casa V – tida como casa feliz, por enxergar o ascendente e tratar de temas como o prazer, vocação e filhos. 
Além disso, o Sol em Leão fará trígono (aspecto facilitador) com o Ascendente e Lua da Maria Joaquina. Vocês viram drama aí? Eu não vi.

Se você é teimoso, deve estar aí pensando que vive coisas terríveis no período que precede o seu aniversário e portanto, acredita em Inferno Astral. Por causa disso, vou dar o exemplo oposto:

Carlos Daniel – outro personagem da nossa novela mexicana – tem Sol em Virgem, Vênus em Escorpião, Ascendente em Escorpião e Lua em Touro. Para Carlos Daniel, um trânsito de QUALQUER planeta pelo signo de Leão pode ser complicado, afinal, Leão quadra (aspecto tenso) com Escorpião e Touro.

Viram como o conceito é variável? Há técnicas de previsão capazes de apontar períodos difíceis em nossas vidas, mas todas elas são IMENSAMENTE mais complexas que um Sol em trânsito no signo anterior ao nosso.

Se o Inferno Astral não existe, de onde saiu essa história?
Segundo o que li em alguns artigos, o conceito de Inferno Astral combina bastante com o significado da casa XII para a Astrologia Tradicional ou Clássica. É a casa XII – que antecede o Ascendente ou casa I – a casa das desgraças, dos inimigos secretos, da reclusão, da auto-destruição, hospitais e do cárcere. Quando o Sol tornou-se personagem principal da Astrologia para “facilitar” as coisas, creio que esse conceito de casa XII foi distorcido e adaptado para o Sol de maneira muito pouco criteriosa e criou-se o que temos hoje. Em seu artigo sobre o Inferno Astral, o astrólogo Yuzuru Izawa menciona que o único autor sério que adota a técnica de Inferno Astral é Alexandre Volguine – baseado no árabe Abu Mashar, do século VIII – e mesmo assim, trata-se de um método que envolve o Retorno Solar e não há nenhum indicativo sobre o último mês ser o mais difícil.

Em um outro capítulo da nossa novela mexicana, Maria Joaquina, com medo de perder Carlos Daniel, recorre novamente ao nosso querido Astro:

– Oh, mestre! Descobri que sou Escrava Astral de Carlos Daniel. Prevejo outro fracasso em minha vida! Como poderei solucionar meus problemas, Astro?

(mais música depressiva ao fundo…)

E esse é outro dilema (livremente adaptado) recebido em nossa “Central de Dúvidas”.
Ocorreu com o conceito de Escravo Astral o mesmo que apontamos sobre o Inferno Astral. Um conceito distorcido tomou Toddyinho, ficou forte e, de repente, todos estavam repetindo. Segundo as línguas malditas (e o nosso querido mestre João Bidu), conta-se seis signos a partir do nosso para identificar a “escravidão”. Se você é ariano, por exemplo, seu escravo astral seria do signo de Virgem, mas… isso também não faz o MENOR sentido!
O conceito real vem da casa VI, tida como a casa dos escravos e servidão pela Astrologia Clássica e foi adaptado para o Sol com o objetivo de vender revistas.

O que você quis dizer com tudo isso, Astrólogo Depressivo?
O objetivo do Astrólogo Depressivo – mero estudante e tão filhote de João Bidu quanto vocês – é alertar para o seguinte: QUESTIONEM! A Astrologia propagada nas revistas, jornais e até em alguns livros, nem sempre é séria e técnica. Muitas vezes, quando mergulho em alguma pesquisa para respondê-los, encontro diversas visões sobre um mesmo tema e algumas delas são completamente absurdas. Se você não tiver o cuidado de pesquisar outras fontes, perguntar em fóruns astrológicos e etc, se tornará mais um astrólogo de turbante e tendinha, mandando beijos de luz e ignorando a técnica e é isso que mancha a imagem da Astrologia.

Conte para o tio Astro… você acreditava em Inferno Astral? Onde leu sobre o assunto?
O que pensam sobre os horóscopos de revista? Participem!

Esse post foi publicado em Pensamentos Astrológicos, Perguntas Frequentes e marcado , . Guardar link permanente.

54 respostas para Sobre os “Infernos” da Astrologia

  1. Juliana Batista disse:

    Olá! Eu não sabia que não tinha inferno astral… falava pra todos os amigos… rs até que um amigo veio me perguntar se tinha inferno astral do ascendente, pois ele achava que estava vivendo um. Isso me fez pensar… o pouco que sei de astrologia, li nos livros de Linda Goodman (porque além de gostar do assunto, achava engraçada a abordagem dela) e Martin Schulman. O conceito de quem é o “escravo astral” de quem eu li no livro “Os astros comandam o amor da Linda. Paralelo a isso, ganhei de um ex um programa maravilhoso de astrologia, WOW, que além do mapa, tem as “previsões” de acordo com os trânsitos… distribui pra quem também gostava, mas agora não consigo usar mais. Estou usando o http://www.astro.com, para ver como está o céu e para ver os mapas dos novos amigos. E adoro acompanhar tudo que vocês postam, seja no face ou aqui… 🙂
    Abraços!
    Juliana Batista

  2. Tô rindo horrores!! hahaha!!

    Vcs podiam fazer uma “astro-novela-escrita” ou algo assim!!

    kkkkkkkkkkkkk!!

  3. HAHAHAHA ficou ótima a novela mexicana. Sempre tive um pé atrás com o ‘inferno astral’, sou virginiana com ascendente em peixes e o sol em leão nunca me incomodou, pelo contrário é um mês ótimo, ficava pensando “não era pra ser o inferno astral agora?” haha.

    Mas sinto que o mês de março e o começo de abril é estressante, é complicado, acredito que o Sol em Aries é tenso pra mim. Faz mais sentido.

  4. Aline disse:

    Eu sou uma entusiasta e estudiosa da astrologia, nem tem tanto tempo assim, mas venho aprendendo muito com vocês, uma análise que costumo usar muito na questão do inferno astral é que a maioria das pessoas se torna introspectiva nas vésperas do aniversário, meio que repensando sobre o ano que se passou e muitas vezes os objetivos e metas que se auto propôs e não conseguiu alcançar… Isso pode, de certa forma, se manifestar numa fase mais deprimente, ou até mesmo “azarada”, afinal estando tão voltado pra si e pro passado as pessoas perdem as oportunidades que aparecem…
    Quanto a astrologia baseada no Sol, concordo que a maioria das pessoas não tem paciência para estudar e analisar as nuances do mapa… Creio que por isso muitos põe em cheque a astrologia como um todo.
    P.S: A novela mexicana foi bárbara kkkkkkk Maria Joaquina e Carlos Daniel como um par romântico seria excepcional!!!!

  5. Marcela disse:

    Eu realmente acreditava em inferno astral, quando o sol transita por touro sofro muita tensão, pois é minha casa VIII onde está Quiron.

  6. Talita disse:

    Considerando que tenho Sol na I, até faz algum sentido o mês antes do meu aniversario ser ruinzinho, pois o Sol está na XII
    hahsuhaua

  7. Monica Campos disse:

    o que seria exatamente escravo astral? o q acontece?

  8. Petra disse:

    Eu ainda tenho dúvidas em relação ao Inferno Astral do Ascendente… a sua casa XII do mapa pode contar como “Inferno” também?

    • Astrólogo Depressivo disse:

      Na realidade, eu penso que o conceito “inferno” deve ser esquecido, mesmo que a casa XII tenha os significados descritos no texto. Não é a única casa “negra”, segundo a Astrologia Clássica, casas VIII e VI também não falam de coisas doces e felizes…

  9. Karine Endres disse:

    Eu costumo ter inferno astral para o ascedente rsrsrs. Meu sol está em libra e meu ascendente é em aquário. Mas nunca tenho problemas em setembro. Agora janeiro….. são meses dramáticos, quase sempre. Inclusive perdi meu pai em um janeiro destes….. geralmente são sofridos.

  10. G disse:

    Tenho Sol em Virgem, Ascendente em Libra, Lua em Peixes e Vênus em Libra. E ainda não senti meu inferno astral! Hehe Adorei o post 😉

  11. Jaque disse:

    Poderia, por favor, Astrólogo da Depressão, me esclarecer o que de mutável tem o signo de Virgem?! Ele parece ser tão cabeça dura e intransigente que parece brincadeira estar junto à Peixes, Gêmeos e Sagitário nesse grupo. Já que, por regra, cada elemento deveria comportar um signo mutável, por que sobrou esse título à Virgem, no elemento Terra? Desde já, obrigado! 🙂

  12. Jaque disse:

    Por favor, também poderia falar um pouco sobre o vértex (espécie de segundo ascendente, mais inconsciente e involuntário)? Obrigado.

    • Astrólogo Depressivo disse:

      Não poderia falar, porque não estudei a respeito. Vou ler um pouco mais e se for relevante, trago para discutir com vocês.

  13. Joceli disse:

    Eu tenho Sol e ascendente em touro, então o período tenso coincide com o sol em áries, mas existe algo pior, eu tenho mercúrio e marte em áries na casa XII, ou seja o drama da Maria Joaquina não chega nem perto do que acontece comigo no período anterior ao meu aniversário, este ano por exemplo evitei até sair de casa de tão tenso que ficou, e também engordei 10 quilos, kkkkk, mas como tenho sol na casa 1, (tinha que ter alguma coisa boa no meu mapa) enquanto o sol brilhar há esperança 😉 Adoro o blog e a página do face, bjs.

  14. Jéssica Renaud disse:

    Nunca acreditei, o universo e os astros só me proporcionam coisas boas no meu “inferno astral” com exceção do meu aniversário que é sempre um desastre… Mas isso eu boto culpa na minha empolgação pq eu passo o ano esperando o dia 24 de Janeiro ahuahuahu…
    Em compensação, agosto é o mês das desgraças… Mas como não é só pra mim, acredito que deve ser algum tipo de praga universal…
    A propósito, meu namorado é meu “inferno astral”…
    E apesar dele ser de capricórnio, antes dele eu sempre pastei na mão de escorpião… Esse signo deve ser meu karma astrológico… Enfim, apesar de ter provas de vivências que não existe inferno astral e essa de escravo astral nunca funcionar pra.mim, foi muito bom ler… Achava que era só comigo pq sou aquariana e sou do contra ahuahuahu

  15. Ro disse:

    Parabéns pelo artigo. Desmistificando a Astrologia, mostrando como ela realmente é, e não como pintam por ae. E que venham mais artigos como esse 😉

  16. Aline Augusto disse:

    Só pra eu entender, Escravo astral é o mesmo que paraíso astral? Porque se for eu tou morrendo de rir aqui. É que assim, odeio librianos (no sentido de namoro) e sempre soube que libra era meu paraíso astral, e sempre achei que devia haver algo muito errado comigo. KKKKKKK

  17. Erika disse:

    DUVIDOOOOO, sou leão ascendente em leão… e to fudida 😦

  18. Flávia Lopes disse:

    O mais triste é que eu comecei a gostar de Astrologia ainda lendo essas coisas! Inferno Astral, Paraíso Astral, Escravo Astral, combinar os signos solares, a única coisa que eu não me sujeitava era a ler Horóscopo de Revista, pois esse sim é o mais fajuto de todos! De fato, eu tenho que agradecer ao Astrologia da Depressão, pois foi a página que me incentivou a pesquisar mais sobre assunto e realmente me apaixonar por Astrologia!

  19. Lila' disse:

    Confesso que eu era uma filhote de joão bidu nesse aspecto. Quando ouvi esse conceito de inferno astral não acreditei muito, mas depois de envolvimentos com librianos – tenho sol em escorpião e asc em peixes- comecei a questionar e acabei acreditando. E já estava achando que jamais daria certo com sagitarianos tb hahaha, mesmo com meu mercúrio em sagitário. Mas ai descobri o astrólogo depressivo e todas essas bobagens estão indo pro ralo.

  20. Graziela disse:

    Não acredito em inferno astral, muito menos em escravo astral, na vdd eu vejo o mês que precede meu aniversário como o fim de um ciclo e um momento para encerrar td q nao deu certo.

  21. Roberta disse:

    Sou leonina com ascendente e lua em leão e tals e normalmente entre março e maio as coisas ficam mais truncadas pra mim. Porém, esse ano, numa única semana de julho, eu tive um problema chatíssimo na coluna, tive infecção intestinal e rolei escada abaixo.
    Coloquei tudo na conta do inferno astral, obviamente!

  22. Victor Gutchiewsk disse:

    Eu já sofri quando o Sol estava em Sagitário sendo Sagitariano. Pra mim inferno é consequência de acontecimentos, apenas. Pode acontecer em qualquer época do ano.

  23. Karoline disse:

    Acho que a maioria das pessoas que acham que astrologia é “charlatanismo” a levariam muito mais a sério se não a usassem pra vender revista ou em análises superficiais que só focam no sol.

  24. Alê lemos disse:

    Eu já tinha ouvido falar em inferno astral sim. Disseram-me que ele acontece um mês antes do seu aniversário, mas ao invés de ser um período de desastres é só uma época onde as pessoas ficam reflexivas. Elas pesam tudo o que viveram durante o ano. Acho que é uma teoria até coerente, afinal qto mais velho vc fica mais vc se pergunta se fez as escolhas certas na vida (tipo a crise da meia idade kkk).

  25. Leila Rocha disse:

    kkkk..imagine uma pessoa nascida as 03h10min (madruga ainda) de 23/10, que passou a vida achando que era de escorpião e o mapa astral diz que é de libra com ascendente em virgem….será que tenho 2 infernos astrais?? ah, mas eu nunca tinha ouvido falar de escravidão astral.

  26. Pingback: Sobre o Retorno de Saturno | Astrologia da Depressão

  27. lua disse:

    Todos os meus acontecimentos ruins antecederam aos dias antes do meu aniversário, Sou Geminiana,com ascendente em câncer e Lua em virgem, sempre quando inicia o mês do meu aniversário mês de Junho sei que coisas ruins aconteceram, sempre foi assim desde pequena e este ano não fugiu a regra… Sempre achei que era o meu pior mês…

  28. Filipe Torres disse:

    Sempre duvidei, pois geralmente justo no mês antes do meu aniversário – outubro – as coisas dão super certo, me sinto melhor, mais focado…

  29. Cara, vc é escreve muito bem, além de ser muito inteligente! Parabens pelos seus textos! Abraço

  30. Daniela Hannouche disse:

    Parabens, vc tem muita propriedade e inteligencia para se comunicar, sem falar bom humor :)! pena que quem é mais leigo (como eu) nao consegue assimilar tudo, acho que porque nunca fiz meu mapa astral. Sou Leonina com ascendente em virgem e lua em peixes…. mas nao sei direito com qual dos 3 me pareço mais… Vi meu ascendente num site, mas nao sei se é seguro pois nasci no libano em Beirute, e o horario la é diferente…
    Por favor vc saberia me indicar onde fazer um mapa para mim? Obrigada desde ja 🙂

  31. Thais disse:

    E quanto ao inferno astral de relacionamentos (levando em consideração apenas o solar)?
    Ex: Eu sou de peixes e meu inferno astral é aquario. Logo relacionar-me com esse signo é um problema?
    E cancer sendo meu paraíso astral, assim como os signos de agua de completam? como funcionaria isso?

  32. Gabriel Lywsky disse:

    Fiquei sabendo sobre inferno astral quando dois amigos me perguntaram meu signo e quando respondi constataram que eu era o inferno astral deles.
    Como se já nas bastasse afirmarem que meu signo era o inferno astral deles, ainda concluiram que eu atrasava a vida deles. Pensaram sobre o assunto, acharam estranho, mas continuam a acreditar que nossos signos não se dão pelo meu signo ser o ‘inferno’ do deles.

    Não acreditei, afinal, o conceito de ‘inferno’ varia de pessoa para pessoa.
    Nem sempre é EXATAMENTE a mesma coisa. – Não, não estou dizendo que é o contrário.Só estou dizendo que nem sempre é a MESMA coisa.

    Adoro as postagens de vocês, Astrologia da Depressão;
    Infelizmente ultimamente não tenho me conectado com frequência e consequentemente estou desatualizado quanto ao conteúdo do blog!

    A propósito, não costumo ler revistinhas e coisas do tipo. Horóscopos em qualquer lugar. Costumava. Mas percebi que é mais do mesmo e em alguns casos você pode ler a síntese de qualquer signo que o mesmo eco vem à mente. Palavras mais vagas que estação de metrô após as 22:00 em dia de semana.

    Sorte, Astrologia da Depressão! (:

  33. Lais Teixeira disse:

    Meuuu que bafão!! Dessa eu não sabia, obrigada pelo esclarecimento! Aliás eu gostaria de pedir um conselho. Sempre gostei de astrologia e agora estou em um momento da minha vida que eu gostaria de me aprofundar mais no assunto. Você teria alguma leitura para me recomendar? =D
    Obrigada! E parabéns pelo texto! Altas risadas! rsrsrs

    • Lais, sempre recomendo o “Curso Básico de Astrologia” volumes I, II e III. Eles não são os melhores livros do mundo e eu descrito de muito do que está escrito lá, mas é bem útil para quem não tem conhecimento nenhum, porque é organizadinho e tira as primeiras dúvidas.

  34. Natalia disse:

    Setembro nunca foi um mês feliz na minha vida. Esse ano digo que meu “inferno” foi de Janeiro a Julho, e é claro, setembro não foi muito legal… Mas foi menos pior que os outros… Pensando bem, esse ano inteiro está meio tenso! Rsss…. Enfim. Faço aniversário em outubro, com signo e ascendente em ESCORPIÃO! Será que estou fadada ao fracasso? Hahahahah! Adoro seus textos!

  35. Natalia Santis disse:

    kkkkkkkkkkk Carlos Daniel kkk #UsurpadoraFeelings

  36. Jordan Zinho disse:

    bem acho que inferno astral é mais um eufemismo porque os signos posteriores e posteriores não se dão bem, mas inferno e paraíso só na igreja.

  37. Deadpool LH disse:

    Gosto muito do site e da paginado face, e quase nunca perco as atualizações. Esta vez é uma das poucas que eu nao concordo com quase nada aqui (acho que so fico com a “questione”).

    Voce poderia compartilhar ou divulgar esses artigos que voce referenciou?

  38. petitange0 disse:

    Acho que sofro duplo inferno astral então, porque sou sagitariana com ascendência em capricórnio e os meses de novembro e dezembro são um sofrimento sempre. )’: [música dramática]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s