Signos Mutáveis

change

São signos mutáveis – Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.

O primeiro pensamento que devemos desenvolver sobre os signos mutáveis, é que eles têm a característica da instabilidade e adaptabilidade. É importante destacar que o mutável não inicia (cardinal) ou permanece no mesmo lugar (fixo). Os mutáveis são aqueles que precisam da novidade; aqui há necessidade de movimento e dinamismo.

É importante destacar também que cada um dos signos mutáveis é voltado para um assunto e que sempre devemos associar elementos e ritmos.

Por exemplo:

Gêmeos – é um signo Mutável e do Elemento Ar. Se o ar é naturalmente associado ao movimento de expansão fluída (quente e úmido) e voltado à adaptabilidade, versatilidade, comunicação e intelecto, com o ritmo mutável o que temos é a energia pura da mudança de ideias e da mente aberta às possibilidades (ou não).
Virgem – é um signo Mutável do Elemento Terra. A terra é fria e seca – a partir dela temos o que chamamos de “contração tensa”. Ou seja, temos o ato de concretizar objetivos de forma prática, trazendo os valores externos para si. Em um mapa vazio, Virgem ocupa a sexta casa – casa da saúde e servidão. Partindo dessas características, entendemos que a energia mutável de Virgem é voltada para o questionamento de coisas concretas – a crítica é bem isso, não? É importante destacar, que para Virgem valor e SERVENTIA estão associados. Se há o questionamento e a dúvida, é porque as perguntas podem resultar em melhorias concretas.
Sagitário – é um signo Mutável, mas do Elemento Fogo. A energia mutável é voltada ao poder, imposição e comando, uma vez que o elemento fogo é quente e seco. Em um mapa vazio, Sagitário ocupa a casa IX, casa que representa o conhecimento, as viagens longas e os estudos superiores. Somando as características o que temos é uma energia mutável, voltada para esses assuntos. Não é Sagitário o signo dos “filósofos”, dos mochileiros e da aventura (que tem tudo a ver com a ausência de rotina)? E a mania de ser “sabe-tudo”, não é a cara de um fogo mutável?
Peixes – é um signo Mutável do Elemento Água. Se a água é o elemento da contração fluída (elemento frio e úmido), entendemos que é o elemento da absorção emocional instável – absorve-se o bom e o ruim, como uma esponja. Em um mapa vazio, Peixes se posiciona na casa XII, tida pela Astrologia Clássica como a casa dos inimigos ocultos, das aflições e da solidão. Unindo essas características, temos o signo do escapismo (que ao meu ver, nada mais é que um jeito de fugir da rotina emocional intensa do signo).

Tenho Sol ou Lua em um desses quatro signos, sou “mutável”?
Não! Você precisa ver se essa característica é predominante em seu mapa como um todo.
Ter uma Lua mutável, por exemplo, levará características mutáveis à Lua, mas não fará de você um mutável como um todo.

Tenho excesso de planetas mutáveis no mapa, o que acontece?
Você escolhe um curso na faculdade na maior empolgação. No segundo semestre, está cansado e  decide mudar. Escolhe outro curso, também começa empolgado. De repente… cansou de novo. As coisas precisam ser novas e estimulantes, se não forem, é difícil parar no lugar.

Textos utilizados como apoio:
As Casas Astrológicas – William Lilly
A Lógica dos Elementos, Signos e Planetas nas qualidades primitivas da Astrologia

Espero que tenham gostado.

(P.S – Esse texto foi feito por um estudante e portanto, não substitui o trabalho de um astrólogo ou estudo da Astrologia com profissionais bem preparados. Para saber mais, procure um astrólogo!)

Esse post foi publicado em Elementos e Ritmos e marcado . Guardar link permanente.

29 respostas para Signos Mutáveis

  1. Geraldo disse:

    E sobre a pessoa que tem ascendentes em signos mutáveis… ouvi falar que eles são extremamente influenciados pela passagem lunar pelos signos.

  2. Rafaela disse:

    Sol em Peixes e lua em Sagitário (fora o Marte em Gêmeos) e ambos exercem muita influência no meu mapa e é exatamente como vocês disseram: Já comecei mais cursos do que posso contar e no começo o interesse era realmente sincero mais passava um tempo e já me perguntava aonde estava com a cabeça por ter escolhido aquele curso, incluindo duas faculdades que eu comecei mas nunca passei do 2 semestre… A necessidade de ver e fazer coisas novas é marcante na minha vida, tanto é que eu sei um pouco de tudo mas nunca muito sobre “Algo”.

  3. Laís disse:

    Sol em Peixes com ascendente em Gêmeos.. Quem aguenta?

    • Medievahllya disse:

      eu também,mas tenho excesso de Libra (cardinal) no mapa astral. ou sej,a começo as coisas mas elas cabam de um jeito super diferente…

      • Anna disse:

        Sol em peixes, ascendente gêmeos, mercúrio em peixes, júpiter em sagitário.

  4. “Tenho excesso de planetas mutáveis no mapa, o que acontece?
    Você escolhe um curso na faculdade na maior empolgação. No segundo semestre, está cansado e decide mudar. Escolhe outro curso, também começa empolgado. De repente… cansou de novo. As coisas precisam ser novas e estimulantes, se não forem, é difícil parar no lugar.”

    E o que fazer pra consertar isso????

  5. Evelyn Carvalho disse:

    Vocs fazem mapa astral?

    Att, Evelyn

    Date: Tue, 18 Jun 2013 19:28:25 +0000 To: evelingfofurinha@hotmail.com

  6. Tatá Salomão disse:

    Aie, muito eu: sol em peixes, asc virgem, mercúrio peixes, e mais três outros planetas em virgem e urano em sagitário. Uma faculdade trancada no 6 semestre, 2 cursos técnicos pela metade. Mas agoraotô indo pro 5 da faculdade atual e parece que me achei no design. Foi bem o que falaram, tem que achar um curso que te de sempre uma novidade e experiências novas.
    Tô amando este blog de vcs. Sabe sobre o que posts eu acho que seria legal, sempre se fala do ascendente e isso é muito mais claro do que os outros 3: descendente, meio do céu e o fundo do céu, nem sei muito se são tão importantes quanto o ilustre ascendente, mas acho que vale uma reflexão.

    • Astrólogo Depressivo disse:

      Falaremos sobre todas as casas em algum momento, Tatá.

      Obrigada pela sugestão.
      Um beijão,
      Mariana

  7. Gabriel disse:

    Eu tenho sol em câncer, ascendente em virgem; lua, mercúrio e marte em gêmeos, saturno em peixes; vênus em leão, júpiter e plutão em escorpião; urano e netuno em capricórnio… E me identifico muito com a energia mutável, são 3 cursos técnicos por terminar, simplesmente pq “enjoei” , “não gostei dessa área” .. . fico muito ansioso com as novidades, mas coisas que não são dinâmicas não prendem minha atenção :p kk’k
    gostaria de saber o quê as casas tem a ver com nosso destino
    Gosto muito de astrologia e curti de vdd o blog 😉 bom trabalho!!

  8. Giovanni disse:

    E quem só tem signo mutável ?
    Porque eu só tenho capricórnio em marte e Netuno e Escorpião em plutão. O resto é tudo: Sagitário, gêmeos , peixes e virgem.

    Aliás Sol em Sag; Lua Peixes; Asc: Gêmeos ;w;
    Como fica ?

    • Astrólogo Depressivo disse:

      Você provavelmente tem excesso do ritmo mutável. As características estão descritas no texto.

      • Giovanni disse:

        É que eu sou tão ou mais orgulhoso que a maioria dos leoninos que conheço, sempre quero ser o primeiro a fazer tudo e início as coisas. Tenho muita característica de signo cardinal e fixo ;w;
        Por isso eu perguntei. Além do fato de eu ter complexo de superioridade ai queria saber se é porque eu tenho excesso de mutável.

        Aliás, aproveitando. O que Quiron representa e porque eu não achei nenhum artigo falando sobre quiron no signo de virgem que é onde ele está no meu mapa ;w;

  9. Tenho mesma quantidade de signos mutáveis e signos fixos no meu mapa… O que isso significa? ><

  10. Tenho Sol e Lua em Peixes, e alguns outros planetas intercalando entre Sagitário e Peixes. Agora faz sentido eu não ter conseguido concluir 2 faculdades! hahaha.
    Bom texto. 🙂

  11. gildenia disse:

    Sou do dia 24/12, portanto, do signo de capricórnio porém na esmagadora maioria das vezes q leio suas postagens me identifico mais com sagitário, por ex.: a descrição como sendo signo mutável, tem super aver em como encaro a vida mais do que o cardinal de capricórnio, isso é explicado pelos graus q tenho mais em um que em outro??

  12. Aline Augusto disse:

    Tenho Sol em Gêmeos e Lua em peixes e ja comecei 3 faculdades e 2 cursos técnicos sem terminar nenhum, sou exatamente como descrito no excesso de signo mutáveis, nunca estou no mesmo emprego ou lugar por muito tempo.

  13. olivia disse:

    ok, sol virgem, lua peixes asc gemeos, 3 planetas saja, tenho conserto, futuro,k final feliz???

  14. Manu *---* disse:

    Meu mapa é repleto de signos mutaveis principalmente peixes e sou muito esponjinha. Chega a ser sufocante principalmente em lugares e pessoas com energia pesada; Mas ai boto a musica no volume maximo e vai passando aos poucos rsrsrsrsrsrsrs

  15. Carol disse:

    Será que eu sou mutavel?
    Sol em Peixes,
    Ascendente em Virgem,
    Mercurio e Jupiter em Peixes,
    Marte, Saturno e Urano em Sagitario,
    Quiron (???) e Meio do Céu em Gemeos!

    kkkkkkkkkkkkk

  16. Érika Traldi disse:

    Interessante este assunto. Tenho sol em Peixes, Asc em Gêmeos e Lua em Sagitário. Adoro uma mudança de casa, de cidade, mudar móveis e plantas de posição. Parece q as coisas entram num marasmo e daí dá aquela coceirinha para mudar tudo!!! Mas o destino me foi favorável, casei com um canceriano que adora uma rotina, daí ele me segura para q eu não desista das coisas q começo. Mas o destino tb o obriga a mudar de cidade por causa do emprego, então ganho uma forcinha nesta parte…rs. Eitcha vida louca!!!!

  17. Nivea Salles disse:

    Meu ascendente (casa I) e o meio do céu (casa X), são mutaveis, assim como Jupiter e Urano… e tenho mesmo essa caracteristica de fuga da realidade como demonstra meu ascendente Peixes… também nao estou muito exata quanto a escolha profissional, no caso a casa X que representa as profissoes, e está em sagitario… tenho medo de não conseguir me estabelecer nos trabalhos, principalmente por estar procurando emprego…

  18. sheyla disse:

    adorei sou sagitario com 4 planetas nesse signo tbm 🙂 bom eu nao mudei de curso na faculdade shaushaushau escolhi logo geografia e assim posso viajar bastante e adoro o que eu faço 🙂

  19. Ingrid disse:

    E quem tem stellium em um signo mutável?

  20. juliana disse:

    tenho sol em virgem…ascendente em gêmeos…e lua em peixes…tenho bastante dificuldade em ter foco…

  21. Juliene Goes disse:

    Sou virginiana e sou muito instável … tudo vdd

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s