Signos Fixos

1706fixos
Para saber
mais:

São signos fixos – Touro, Leão, Escorpião e Aquário.

O primeiro pensamento que devemos desenvolver sobre os signos fixos, é que eles têm a característica da estabilidade e aquele que é estável não inicia (cardinal) ou muda (mutável). Geralmente, são os fixos que “constroem” ou finalizam o que foi iniciado pelo cardinal, justamente pela característica de estabilidade.

É importante destacar que cada um dos signos fixos é voltado para um assunto e que sempre devemos associar elementos e ritmos.

Por exemplo:

Touro – é um signo Fixo e do Elemento Terra. Se a terra já é naturalmente associada ao movimento de contração tensão (fria e seca) e voltada à concretização de objetivos de forma prática e concentrada, associada à energia fixa, o que temos é a energia pura da persistência em prol das conquistas materiais. Para Touro, a associação aos valores materiais ocorre porque em um mapa vazio, ele se posicionaria na casa II (casa dos valores pessoais, materiais ou não). Qual a característica principal de Touro? Persistência/teimosia e necessidade de ESTABILIDADE, principalmente material.
Leão – é um signo Fixo do Elemento Fogo. O fogo é quente e seco – a partir dele temos o que chamamos de “expansão tensa”. Ou seja, temos o ato de “impor valor aos demais de modo inflexível”. Em um mapa vazio, Leão ocupa a quinta casa – casa do prazer e filhos – que ainda faz parte do grupo de casas voltadas para as questões pessoais . Partindo dessas características, entendemos a energia fixa de Leão é voltada para o próprio prazer, através da imposição do valor. Por essa razão o signo é tido como “mandão” e egocêntrico.
Escorpião – é um signo Fixo, mas do Elemento Água. A energia fixa é voltada para a  absorção emocional, uma vez que o elemento água é frio e úmido. Em um mapa vazio, Escorpião ocupa a casa VIII, casa que opõe a dos valores pessoais e segundo a Astrologia Clássica, representa os valores (financeiros ou não) dos outros. Somando as características o que temos é uma energia fixa, voltada para o emocional e valores dos outros. Qual é o signo tido como “possessivo” no zodíaco? A vingança não é apenas o sentimento(água) de mágoa que persiste (signo fixo)?
Aquário – é um signo Fixo do Elemento Ar. Se o ar é o elemento da expansão fluída (quente e úmido), entendemos que é o elemento da comunicação, intelecto e sociabilidade. Em um mapa vazio, Aquário se posiciona na casa XI, tida pela Astrologia Clássica como a casa dos amigos e do coletivo. Unindo essas características, temos a persistência nas ideias, em prol do coletivo. Ao contrário do que muitos dizem, a marca de Aquário não é a mudança, mas a ideia fixa.

Tenho Sol em um desses quatro signos, sou “fixo”?
Não! Você precisa ver se essa característica é predominante em seu mapa como um todo.
Pode ser que você tenha um Sol fixo e o resto todo em signos cardinais ou mutáveis, por exemplo.

Tenho excesso de planetas fixos no mapa, o que acontece?
A pessoa que tem excesso da energia fixa tem dificuldade para dar o primeiro passo e quando dá, não muda mais. São aquelas pessoas que encontram um emprego aos 18 anos e aos 40, estão no mesmo emprego.

Textos utilizados como apoio:
As Casas Astrológicas – William Lilly
A Lógica dos Elementos, Signos e Planetas nas qualidades primitivas da Astrologia

Espero que tenham gostado.

Um beijinho,
Astrólogo Depressivo.

(P.S – Esse texto foi feito por um estudante e portanto, não substitui o trabalho de um astrólogo ou estudo da Astrologia com profissionais bem preparados. Para saber mais, procure um astrólogo!)

Esse post foi publicado em Elementos e Ritmos e marcado . Guardar link permanente.

29 respostas para Signos Fixos

  1. Juliana disse:

    “São aquelas pessoas que encontram um emprego aos 18 anos e aos 40, estão no mesmo emprego.” Hahahahaha, super faria se pudesse escolher. O-de-i-o mudanças.

  2. Amanda disse:

    Só uma dúvida: quando uma pessoa tem porcentagem praticamente igual de signos fixos e mutáveis no mapa, qual é o efeito?

    • Astrólogo Depressivo disse:

      Há equilíbrio, mas é importante observar o seguinte:
      Eu, por exemplo, tenho predominância cardinal. Sou uma pessoa essencialmente cardinal no dia-a-dia. Mas… tenho Lua e Vênus em signos fixos. Nos assuntos referentes a eles, tenho comportamento fixo. Não é o que predomina em mim, mas a característica existe em assuntos específicos.

  3. Juliana disse:

    se capricórnio não é fixo, como se explica que minha mãe, minha cunhada e meu ex sejam tão arredios à mudanças, meu ex tinha até pânico!!

  4. Carol disse:

    Eu tenho predominância em cardiais, principalmente em capricórnio. Mas meu ascendente, minha lua, vênus e marte estão em signos fixos. Praticamente todo o meu comportamento é fixo então?

    • Astrólogo Depressivo disse:

      Você precisa fazer um cálculo para saber a predominância. Não basta contar os planetas. E se você tem ascendente, lua, marte e vênus em signos fixos, provavelmente a predominância não é cardinal, porque você deve estar contando geracionais.

  5. Olá, eu tenho uma dúvida. Ali diz que é necessário que haja o predomínio de planetas fixos no mapa para que a pessoa se considere “fixa”. Porém, no meu mapa astral possuo 4 astros sob influência de signos fixos, 4 sob influência de signos cardinais e 2 mutáveis. Ou seja, sou meio cardinal, meio fixa? xD
    Meu signo, sol, é leão, não sei se isso influencia pra que eu seja mais fixa do que cardinal. De fato eu sempre me senti um pouco meio a meio. Às vezes tem projetos que começo e não finalizo, às vezes me mantenho na mesma em algumas coisas e em outras quero mudança constante (tanto porque meu ascendente e minha lua são em gêmeos – o único signo mutável que aparece no meu mapa).
    Se você puder responder a minha dúvida eu agradeço. 🙂 Adoro astrologia, inclusive sou meio que a astróloga dos meus amigos, vivo analisando eles. aheoaheoiae xD Gosto muito da página de vocês no face e agora o site. Parabéns! 😀

    • Astrólogo Depressivo disse:

      Não basta contar os planetas, Priscila. Cada planeta (ascendente também conta) tem uma “pontuação”. Mas você pode ter um equilíbrio de ritmos sim.
      Vou usar meu caso como exemplo: eu tenho ritmo cardinal predominante. Meu comportamento, de forma geral, é bem cardinal. Ainda que seja cardinal por predominância, tenho Vênus em signo fixo. E nos assuntos de Vênus, sou totalmente fixa.
      Espero ter esclarecido.

      Agradeço muito o seu carinho, viu?
      Um beijão!

  6. Andrei disse:

    Eu sou Aquário, Não entendo nada de astrologia, mas sei que ando por todo lado, então não sou fixo, embora tenha residência fixa!!!
    Heheheheh!!
    Boa noite à todos e viva a revolução Brasileira!!
    WOHO!!

    • Andrei, aquário anda muito, pensa muito, mas o que se fala de fixo, fala-se sobre a pessoa ter uma ideia e ser teimosa, eu tiro eu mesmo como exemplo, sou muito teimosa, não mudo de opinião, o desafio dos signos fixos é aceitar as ideias dos outros e mudar as suas também.

      • Guga disse:

        Teimoso ao extremo! Sou aquário e minha vida mudou a partir do momento que admiti a teimosia. A luta contra o minha própria personalidade é uma vitória, eu adoro ver como eu consigo considerar o que os outros falar e absorver passando por cima da minha teimosia, quando eu lembro de calar a boca e ouvir… hahaha

  7. Curiosa disse:

    engraçado .. eu tenho sol em escorpião, lua e asc em aquário, e embora eu seja conservadora qto aos meus valores (o que EU reputo honesto, adequado etc), eu me acho bastante revolucionária … vivo estimulando em mim e nos outros reflexões permanentes que promovem mudanças … Eu mesma, estou com 37 anos e nos últimos 10 eu me casei, tive filho, separei, mudei de profissão …rsss

  8. Ana disse:

    Hahahaha eu dei meio errado, pq sou Escorpião com a Lua em Touro e ascendente em Aquário, mas estabilidade não é bem a palavra que rege minha vida… :/ não porque eu quero, só porque acontece assim, mesmo.

    • Astrólogo Depressivo disse:

      Você pode ter o resto dos planetas todos em outro ritmo, Ana. Talvez o ritmo fixo não seja o seu predominante.
      De qualquer forma, duvido muito que com Sol, Lua e Ascendente fixos, você não tenha nenhuma característica fixa.

  9. Nivea Salles disse:

    4 dos 10 planetas e lumiares são fixos, sendo que os 2 lumiares (sol e lua) são fixos… acredito que por ter um signo fixo na Lua, devo ter a maior disposição para relações duradouras… essa linha de raciocinio é certa?
    só pra constar: sol em escorpião, lua em aquario, mercurio em escorpião e plutão em escorpião (signo no próprio regente… =])

  10. tIH disse:

    Apenas oque sei até então é que sou de escorpião tenho ascendente em leão e lua em escorpião novamente …. fora o gênio do demo , to fuh né? haha

  11. Anderson disse:

    Me identifiquei em ate uma parte pois sou leonino com ascendência em aquário admito que sou mandão as vezes, mas sou do tipo que não consegue ficar parado por mto tempo, sempre tenho que fazer coisas novas e aprendendo coisas novas, o comodismo me estressa por isso acho que não bate isso de ideia fixa não eh comigo.

  12. Amanda A. disse:

    Lua em touro, ascendente em aquário e fixo dominante.

  13. Rafa disse:

    Eu sou leonina com lua em touro…Não sou acomodada, mas as incertezas, inseguranças da vida me faz sofrer demais. Eu quero estabilidade, muito.

  14. Elen disse:

    Queria o meu mapa astral… vocês fazem? Quanto custa? : )

  15. Lili Puperi disse:

    Tenho sol em touro, ascendente em escorpião e lua em aquário. Quer algo mais fixo que isso? hahahaha

  16. Daniela Ananda disse:

    tenho sol em leão, ascendente em touro mas lua em aquário. até onde vai o meu desejo de estabilididade com essa lua?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s