Signos Cardinais

935578_247002555424829_1512135182_n

Para saber mais:

São signos cardinais – Áries, Câncer, Libra e Capricórnio.

O primeiro pensamento que devemos desenvolver sobre os signos cardinais, é que eles iniciam ciclos: cada uma das estações começa com um signo cardinal.
Por esta razão, vemos os signos cardinais como “iniciadores”. São eles os primeiros a levantar a mão e agir.

É importante destacar que cada um dos signos cardinais é voltado para um assunto e que sempre devemos associar elementos e ritmos.

Por exemplo:

Áries – é um signo Cardinal e do Elemento Fogo. Se o fogo já é naturalmente associado ao movimento de expansão (quente) e tensão (seco), associado à energia cardinal, o que temos é a energia pura do impulso sem pensar e em prol de si mesmo – já que em um mapa vazio, Áries ocupa a casa I, casa do “eu”.
Câncer – é um signo Cardinal do Elemento Água. A água é tida como fria e úmida e a partir dela temos o que chamamos de “contração fluída”. Ou seja, é a introspecção com capacidade de adaptação. Em um mapa vazio, Câncer ocupa a IV casa – casa do pai, das raízes, das bases emocionais. Partindo dessas características, entendemos que a iniciativa de Câncer é voltada para esses assuntos. Câncer briga por suas raízes, não é?
Libra – é um signo Cardinal, mas do Elemento Ar. A iniciativa é voltada para a comunicação e intelecto. Em um mapa vazio, Libra ocupa a casa VII, primeira casa social. Partindo desse princípio, entendendo que Libra é um iniciador das questões sociais e comunicativas e por isso atribuímos a ele a diplomacia.
Capricórnio – é um signo Cardinal do Elemento Terra. Se a terra é o elemento da contração tensa (fria e seca), entendemos que é o elemento da concretização dos objetivos de forma prática; do valor que vem de fora para dentro. Terra é o elemento do palpável, da concretização. Em um mapa vazio, Capricórnio se posiciona na casa X, tida pela Astrologia Clássica como a casa dos nobres: reis, príncipes, duques… todas posições de status. Unindo essas características, temos a iniciativa voltada para o poder, status e concretização material (financeira ou não).

Tenho Sol em um desses quatro signos, sou “cardinal”?
Não! Você precisa ver se essa característica é predominante em seu mapa como um todo.
Pode ser que você tenha um Sol cardinal e o resto todo em signos fixos, por exemplo.

Tenho excesso de planetas cardinais no mapa, o que acontece?
Se não houver equilíbrio entre os ritmos, pode ser que você tenha dificuldade de concretizar aquilo que começa. É comum ver pessoas com excesso de planetas cardinais que já fizeram mil e uma coisas, mas não terminaram nada.

Textos utilizados como apoio:
As Casas Astrológicas – William Lilly
A Lógica dos Elementos, Signos e Planetas nas qualidades primitivas da Astrologia

Espero que tenham gostado.

Um beijinho,
Astrólogo Depressivo.

(P.S – Esse texto foi feito por um estudante e portanto, não substitui o trabalho de um astrólogo ou estudo da Astrologia com profissionais bem preparados. Para saber mais, procure um astrólogo!)

Esse post foi publicado em Elementos e Ritmos e marcado . Guardar link permanente.

12 respostas para Signos Cardinais

  1. Nana disse:

    Sol: áries, Ascendente: câncer, Lua: capricórnio, Vênus: áries, Marte: capricórnio. Fudidinha eu!

  2. Tatá Salomão disse:

    Muito bom! Sempre tive dificuldade de entender o que seria cardinal, já que os outros dois são bem mais fáceis já que o nome já da a dica. Estes posts do blog são muito bons, pra mim que sou uma curiosa no assunto, me ajudam a ter uma ideia melhor do todo, pois sempre me foco no meu mapa astral. Parabéns!

    PS: Aguardo o meu predominante que é Mutável.

    • Astrólogo Depressivo disse:

      Faremos em breve, Tatá.

      Obrigada pelo carinho. Estamos aprendendo junto com vocês.

      Um beijão,
      Mariana.

  3. que d+ adorei podem ensinar a fazer um mapa astral?

  4. Ray disse:

    Adorei o texto! Nossa essa parte de quem tem excesso de signos cardinais começar mil e uma coisas e não terminar é muito verdade, fiquei impressionada. Tenho sol, ascendente, lua e vênus em Cancer.

  5. Ray disse:

    Adorei o texto! Nossa essa parte de quem tem excesso de signos cardinais começar mil e uma coisas e não terminar é muito verdade, fiquei impressionada. Tenho sol, ascendente, lua e vênus em Cancer.

  6. Jux disse:

    hahahahaha tipo que nem a amiga Nana, só que ao contrário (aries-libra)
    Sol em Libra
    Lua em Escorpião
    Mercúrio em Libra
    Vênus em Libra

  7. jully disse:

    Sol em câncer,lua em câncer,mercúrio em leão,vênus em câncer…T_T

  8. Ana disse:

    Tenho um equilibrio de signos cardinais e fixos no meu mapa. Somente 01 é mutável. Acho que isso supõe um equilibrio entre a iniciativa de se fazer e a estabilidade em se manter os planos?

  9. celine disse:

    É engraçado como a astrologia acaba sendo igual e diferente da gente em determinados momentos né. No amor, nas atitudes, nos relacionamentos, cada hora nos encontramos com coisas iguais ou diferentes de tudo. Agora tá todo mundo falando em equinócio da Primavera, mas o que é isso? http://bit.ly/15u5e7t

  10. Richard Rocha disse:

    Sol, Mercúrio, Vênus e Marte em Áries. Júpiter, Saturno e Plutão em Libra. Sou um diplomata egocêntrico?

  11. Roberta Paiva disse:

    Tenho sol em câncer, ascendente em libra, marte em câncer e netuno em capricórnio. Tenho MUITA dificuldade em terminar o que começo e cada hora tenho uma ideia diferente do que fazer na vida, mas acabo sempre não conseguindo fazer nada. Como poderia amenizar isso? Astrologia tá REALMENTE me dando depressão, gente. HELP! HAUAHAUAHUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s